Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.

Fale Connosco

EQUITY ADVISOR

A carteira crescimento é caracterizada por uma abordagem menos conservadora na selecção de títulos, baseada na escolha de empresas que tenham boas perspectivas de crescimento e possibilidade de o financiar, assumindo uma postura mais relaxada em relação às métricas de preço. A análise dos títulos para a carteira crescimento caem mais no espectro qualitativo na medida em que a capacidade de crescimento de determinada empresa está muitas vezes dependentes de factores qualitativos do seu produto ou serviço.

Não estando a selecção de títulos restrita a um leque específico de sectores, devido ao perfil delineado os títulos escolhidos encontram-se frequentemente em sectores como o tecnológico, de saúde ou franchisings de diferentes sectores.

Análise operacional

Procuramos empresas que apresentem crescimento saudável das receitas, com algum tipo de vantagem competitiva que as distinga do sector e se espere que continue. Estas empresas têm tipicamente margens altas mas instáveis e balanços que variam consoante a estratégia da empresa, que podem ser menos conservadores caso sejam justificados por estratégias sólidas. Mesmo que estas empresas recorram a financiamento externo para alimentar a sua expansão, é fulcral que gerem um bom fluxo de caixa operacional. Exemplos de métricas que utilizamos nesta análise incluem, o crescimento recente das receitas, o market share ou as despesas de capital face ao fluxo de caixa operacional.

Critérios de preço

A perspectiva de crescimento das empresas leva-nos a ser mais relaxados no que toca a métricas de preço, tendo acima de tudo cuidado para não cair no campo demasiado especulativo que por vezes caracteriza a negociação de títulos com perfil mais agressivo. Múltiplos de preço mais altos são tolerados caso sejam razoavelmente sustentados pelas perspectivas da empresa, podendo ser considerados justos. Exemplos de algumas métricas que usamos na análise de preço incluem o PER, o preço comparado com as vendas (P/S) ou Enterprise Value face ao EBITDA (EV/EBITDA).

Rentabilidade

A rentabilidade da carteira crescimento estará mais dependente da apreciação do preço da acção suportada pelo crescimento das receitas e lucro, podendo o preço revelar-se mais volátil que a generalidade do mercado dada a maior incerteza associada a este tipo de investimentos.

Pesquisa de títulos