Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.

SEGURANÇA DO SEU PC

Manter o computador pessoal seguro é uma tarefa essencial e uma responsabilidade que não pode ser ignorada por parte de quem o utiliza.

As regras são simples e fáceis de implementar, bastando para isso seguir as recomendações dos fabricantes de hardware e software.

Aconselhamos que siga as seguintes sugestões:

Deve configurar o Windows para receber updates automáticos, e aplicá-los imediatamente. Esta é a melhor forma de garantir que tem aplicadas todas as actualizações requeridas pelo fabricante (Microsoft). Isto garante uma protecção actualizada de falhas de segurança ao nivel do código do Sistema Operativo.

A forma mais rápida de verificar se o seu computador necessita da aplicação de um patch é acedendo ao site de actualizações do Windows e proceder à imediata instalação de todos os updates recomendados:

http://windowsupdate.microsoft.com

O Microsoft Office é um produto utilizado pela grande maioria dos utilizadores de Windows, pelo que convém mantê-lo actualizado com as últimas versões disponiveis bem como com as últimas correcções a bugs e falhas de segurança que a Microsoft disponibiliza regularmente:

http://office.microsoft.com/en-us/officeupdate/default.aspx

Uma firewall actua como um “polícia” em relação a acessos externos ao seu computador pessoal. Implementa um conjunto de regras, baseadas em ataques tipo, que bloqueiam acessos não autorizados. A firewall pode ser activada no próprio Windows, ou fazer parte de um software anti-virus que tenha sido instalado.

Deve ainda garantir a existência de um regime regular (diário, preferencialmente) de verificação de virus no seu computador, bem como ter activas todas as formas de protecção em tempo real que o software disponibilizar, mesmo que para isso tenha que incorrer nalguma penalização em termos de performance.

Actualmente os antivírus possuem firewalls próprias que são activadas com a instalação do software.

Apresentamos aqui uma lista de alguns dos maiores fabricantes de software de segurança:

  • Symantec Corporation
  • McAfee
  • Panda Software
  • Trend Micro

Poderá adquirir qualquer um destes produtos numa das muitas lojas de informática existentes no país, devendo certificar-se no entanto que ao fazê-lo está também a adquirir a licença para actualizações automáticas durante pelo menos 1 ano a partir da data de activação.

As novas versões de antivírus são hoje em dia produtos bem mais completos incluindo firewalls pessoais, anti-spyware e outros utilitários de segurança.

Deverá instalar todas as opções disponíveis e configurá-las por forma a dar o máximo nível de segurança ao seu computador.

Caso não possua os conhecimentos técnicos necessários deverá recorrer aos serviços de um técnico de informático certificado para o efeito

Este tipo de software lida com ameaças provenientes sobretudo, de navegação na Internet em sites que descarreguem código ou componentes intrusivas no seu computador. É com base nestas componentes que muitas formas de phishing automático são implementadas Apesar dos packages de anti-virus incluirem componentes de anti-spyware e anti-malware, verifique se estão efectivamente instalados,activos e actualizados. Mantenha um regime de actualizações automáticas em permanente funcionamento.

Os fabricantes de browsers incorporam nas versões mais recentes dos seus produtos protecções adicionais, que permitem uma navegação mais segura evitando nomeadamente as formas de phishing mais comuns.

Conselho ao viajante: Caso pretenda aceder à conta através da Internet no estrangeiro, aconselhamos que, em momento prévio à sua deslocação, contacte o BiG para obter informações sobre procedimentos adicionais de segurança.

Fale Connosco