Desde 2004, com a alteração da regulação europeia DMIF, que o negócio de títulos europeus deixou de ser feito apenas nas bolsas originais/incumbentes de cada país e passou a ser repartido por novas praças que permitem a negociação de títulos de vários países. Existem mais de 150 praças que agregam ordens de vários países europeus onde a principal, com a maior quota de mercado do volume total negociado, é a BATS chi-X. Para consultar a quota de mercado do BATS Chi-X clique aqui.
Com o intuito de permitir o acesso gratuito às cotações dos vários mercados aos nossos clientes, a informação disponibilizada no site para os mercados Alemão, Espanhol, Finlandês e Inglês provém do BATS Chi-X. Os preços dos títulos nas várias praças (incluindo a principal) podem diferir ligeira e momentaneamente umas das outras com tendência natural para se aproximarem.
Num mercado eficiente, como é o mercado bolsista, existe uma tendência para o nivelamento dos preços uma vez que, caso haja um título que esteja a negociar numa bolsa a um preço mais baixo do que noutra, haverá investidores, principalmente institucionais, com interesse em aproveitar esta ineficiência (fazendo arbitragem) comprando no mercado onde o preço está mais baixo e vendendo naquele onde o preço está mais elevado conduzindo a um nivelamento dos preços. Este facto permite que os preços entre as várias praças sejam, ao longo do dia, bastante equivalentes.
Todos os preços incluindo de abertura, de fecho, máximos, mínimos, bid, ask e volume apresentados dizem respeito aos negócios efectuados no BATS Chi-X.
Este facto é dissociável da execução das ordens dos nossos Clientes uma vez que esta será feita no mercado principal.