Ações são instrumentos financeiros emitidos por sociedades anónimas que representam uma parte do Capital social. Os detentores de ações são denominados por acionistas e têm direito de participar e votar em assembleias gerais e de receber os dividendos quando as empresas os distribuem.
O dividendo representa o montante que o acionista recebe em função das ações que detém, de acordo com os resultados da empresa. Regra geral, a distribuição de dividendos está dependente dos resultados da empresa num determinado período.
O preço das ações flutua em mercado consoante a procura pelos títulos, No entanto, a flutuação é normalmente explicada pelas alterações nos fundamentos económicos da empresa ou pelas variações explicadas pela alteração de sentimento dos investidores.É, por isso, relevante ter em consideração que estes tipos de ativos têm uma maior volatilidade que outras classes de ativos.
Dentro da família do instrumento financeiro ações existem os ADRs (American Depositary Receipt).
Os ADRs são certificados emitidos por instituições financeiras norte-americanas transacionados em bolsa. Estes certificados representam uma determinada quantidade de ações de empresas sediadas fora dos Estados Unidos da América, dando ao investidor os mesmos direitos que um proprietário da ação original.
O preço de um ADR acompanha tendencialmente o preço da ação original no seu mercado de origem., ajustado ao rácio entre ambos. Estes títulos transacionam nas principais bolsas dos EUA, em dólares.
O investimento em ADRs permite obter exposição a empresas que não estão diretamente cotadas em alguns mercados bolsistas, por exemplo, empresas sediadas em mercados emergentes e para quem a admissão à negociação em mercados desenvolvidos não é viável, devido ao custo elevado e as exigências regulamentares em vigor.
Atualmente, pode negociar através das plataformas do BiG, nas seguintes bolsas mundiais: