O investidor deverá ter em atenção que corre o risco de perder a totalidade do montante investido no instrumento num curto espaço de tempo. Este risco reflete a natureza do produto como um activo que poderá perder todo o seu valor na maturidade.
O investidor deverá estar convencido de que o potencial de valorização (call warrrants) ou queda (put warrant) do activo subjacente é elevado, levando a ganhos potenciais no mercado de warrants elevados. O investidor deverá ainda apostar em activos em que espere bastante volatilidade, pois caso contrário o efeito temporal torna-se muito prejudicial.
Ter perfeita consciência do risco que pretende assumir, pois este vai influenciar o tipo de maturidade que deseja, assim como o preço de exercício que mais se adequa a esse risco. Assim o investidor deverá ter consciência de que se comprar um warrant cujo preço de exercício se aproxima bastante do preço actual do activo, e se o adquirir com uma maturidade mais longa, ficará com uma posição muito próxima de uma posição no mercado à vista, e as suas possibilidades de alavancar o lucro são baixas.
O investidor deve conhecer bem os seus objectivos no investimento em produtos alavancados se estivermos a falar de uma posição especulativa. Isto porque a alavancagem provoca fortes valorizações e desvalorizações na posição, sendo que uma evolução negativa poderá levar rapidamente à perda total do investimento inicial. Assim, o investidor deverá fixar o nível máximo de ganhos e de perdas que está disposto a assumir para uma determinada posição.
De forma a auferir da evolução do investimento, o investidor deverá seguir atentamente a evolução do activo e a sua volatilidade.
Devido ao elevado risco que este tipo de investimento em produtos alavancados representa, nunca deverá financiar o mesmo com conta-margem ou outro tipo de financiamento, pois isto fomenta ainda mais o efeito de alavancagem.
Produtor do PRIIP – Société Générale Effekten e Citigroup Global Markets Europe AG
Este produto não é simples e a sua compreensão poderá ser difícil.
A negociação neste produto pode implicar a perda súbita de parte ou da totalidade do capital investido.
O produto apresenta um risco substancial de liquidez no caso de transação em mercado de balcão.
Para mais informações sobre o Perfil de Risco e de Remuneração do PRIIP, consulte por favor Documento de Informação Fundamental (DIF), disponível em BiG.pt e nas páginas dos produtos da Entidade Emitente.