Warrants são valores mobiliários cotados em bolsa, ou fora de mercado regulamentado, que não têm valor nominal e incorporam direitos. São instrumentos financeiros associados a activos como acções, índices ou pares cambiais que amplificam os movimentos de preço dos mesmos. Este efeito é denominado efeito de alavanca ou alavancagem.
Um warrant confere ao respectivo detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender o activo subjacente a um preço pré-determinado, num período de tempo específico entre a data de aquisição e a data de maturidade.
No período que decorre entre a data de admissão e a data de maturidade, os warrants podem ser transacionados em bolsa de forma semelhante à usada para transacionar acções, proporcionando uma flexibilidade consideravelmente maior do que a obtida numa situação em que se investe directamente nestas.
O exercício dos warrants é concretizado através de liquidação financeira (ou cash settlement), onde o emitente paga ao investidor a diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício (ajustado pela paridade e taxa de câmbio, quando aplicável), se se tratar de um call warrant, ou a diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado (ajustado pela paridade e taxa de câmbio, quando aplicável) se se tratar de um put warrant.
Actualmente, o BiG disponibiliza warrants emitidos pelo Société Générale e Citigroup.
Os Turbo Warrants correspondem a warrants autónomos estruturados, pois tratam-se de produtos financeiros cujo rendimento e risco resulta da combinação das suas próprias características com as características do respectivo activo subjacente, e da maturidade que poderá ser determinada ou indeterminada.
Os Turbos Tradicionais são produtos estruturados que amplificam os movimentos de subida ou de descida de um ativo subjacente, permitindo assim uma maior valorização do investimento. Os Turbos Tradicionais têm um preço de exercício, uma barreira e uma data de maturidade. No caso do preço do ativo subjacente atingir ou ultrapassar a barreira, o Turbo Tradicional extingue-se automaticamente, perdendo todo o seu valor.
Os Turbos ilimitados são produtos estruturados sem data de maturidade e com strike igual à barreira. Nos Turbos ilimitados, como o strike é igual à barreira, ambos os valores são actualizados numa base diária.
Os Turbos ilimitados SL são produtos estruturados sem data de maturidade e com um strike e barreira, em que o strike e barreira são diferentes. O ajustamento do strike/preço de exercício ocorre diariamente e a barreira mensalmente.
Os Turbos ilimitados Smart são produtos estruturados sem data de maturidade e com um strike e barreira, em que o strike e barreira são diferentes. O ajustamento do strike/preço de exercício ocorre diariamente e a barreira mensalmente. Nos Turbos ilimitados Smart a barreira knock-out só tem significado durante o leilão de encerramento do activo subjacente, contudo se, durante o horário oficial de negociação, não só a barreira, mas também o preço de exercício for atingido, o produto expira de imediato e será reembolsado por um montante residual (que pode até ser nulo). Estes produtos oferecem ao investidor um instrumento que lhe permite exposição a oscilações acentuadas nas cotações de activos subjacentes.
Estes produtos destinam-se a investidores com apetência para o risco, que têm uma expectativa concreta em relação a um activo subjacente e que pretendem beneficiar, de forma mais do que proporcional, de movimentos no preço do activo subjacente.
Os Factor Certificates são valores mobiliários estruturados cotados em Bolsa que permitem ao investidor posicionar-se, com vários níveis de alavancagem para diferentes perfis de risco e de retorno, num mercado em alta (Factor Certificate Long) ou em baixa (Factor Certificate Short).
Cada Factor Certificate possui uma duração ilimitada e baseia-se num índice (Factor Índice) calculado pela Entidade Emitente, que replica o retorno diário do ativo subjacente relevante ao longo de todos os dias de negociação.
A alavancagem integrada oferece a possibilidade ao Investidor de participar mais do que proporcionalmente no retorno diário do ativo subjacente, tanto pela positiva (Long) como pela negativa (Short). De acordo com o nível de Factor selecionado, poderá investir num Factor Certificate com uma alavancagem constante que poderá variar entre +15 (Factor Certificate Long) e -15 (Factor Certificate Short).
Consulte aqui informação adicional sobre os Factor Certificates
Produtor do PRIIP – Société Générale Effekten e Citigroup Global Markets Europe AG
Este produto não é simples e a sua compreensão poderá ser difícil.
A negociação neste produto pode implicar a perda súbita de parte ou da totalidade do capital investido.
O produto apresenta um risco substancial de liquidez no caso de transação em mercado de balcão.
Para mais informações sobre o Perfil de Risco e de Remuneração do PRIIP, consulte por favor Documento de Informação Fundamental (DIF), disponível em BiG.pt e nas páginas dos produtos da Entidade Emitente.