Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.
Produto Financeiro Complexo

FACTOR CERTIFICATES

Encontre as respostas às perguntas mais frequentes sobre Factor Certificates:

São diversos os sítios que disponibilizam informação sobre os Factor Certificates, quer nacionais, quer estrangeiros. Seguem alguns exemplos.

Portal genérico:
https://www.euronext.com/pt-pt/warrants-certificates/issuers

Portal do emitente:
Commerzbank: https://www.warrants.commerzbank.pt/

Ativo financeiro sobre o qual é emitido o Factor Certificate. Os subjacentes mais comuns são ações, índices de ações, divisas e commodities.

Não. Não é necessário a abertura de uma conta específica para negociação de Factor Certificates.

Consultar o Preçário

1 unidade.

O Emitente (ou Market Maker) está presente no mercado como uma garantia de liquidez para os instrumentos que disponibiliza. Ao garantir essa liquidez (preços de compra/venda), o Emitente assume o risco de mercado. Para garantir a liquidez, o Emitente coloca quantidades disponíveis para compra/venda (bid/ask), com um determinado spread de diferença. As quantidades e o spread podem variar consoante o risco e a liquidez inerente ao ativo subjacente.

Sim. A generalidade da oferta de Factor Certificates é denominada em Euro podendo, em alguns casos, existir risco cambial no Factor Certificate negociado. Na descrição de cada Factor Certificate encontrará referência à existência/não de risco cambial.

Quando o mecanismo de proteção é ativado, o Factor Índice é ajustado “simulando” o início de um novo dia de negociação. Por exemplo, no caso de um Factor Certificate Long 3X em que o mecanismo de protecção seria ativado nos 30% de variação, o novo preço de referência para o cálculo de quaisquer retornos diários seria de 70% do preço anterior de fecho do ativo subjacente, ou seja, assim que o activo subjacente tenha desvalorizado 30% ou mais desde o anterior preço de fecho. Cada vez que o ativo subjacente desça outros 30%, relativamente ao último nível de referência durante o mesmo dia, um novo ajuste será repetido utilizando-se o mesmo procedimento.

Os Factor Certificates Long e Short possuem uma duração ilimitada e têm com ativo subjacente um Índice criado, gerido e calculado pela Entidade Emitente. Cada Índice replica o retorno diário do ativo relevante ao longo de todos os dias de negociação. O Índice criado, gerido e calculado pela entidade Emitente é definido como o Factor Índice.

Sempre que uma determinada transacção seja realizada a um preço que apresente um desvio relativamente ao preço de referência, o emitente, por intermédio do BiG, poderá comunicar a anulação da transacção realizada. Considera-se como um preço de referência, o preço do título calculado através de métodos de valorização geralmente usados nos respectivos mercados de derivados. Para mais detalhes, sugerimos a consulta das Condições Gerais aplicáveis à negociação do produto.


Pesquisa Warrants Pesquisa Factor Certificates

Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las.

ADVERTÊNCIAS ESPECÍFICAS AO INVESTIDOR

  • Pode implicar a perda súbita da totalidade do capital investido
  • Pode proporcionar rendimento nulo ou negativo
  • Pode ser reembolsado antecipadamente, por opção do emitente
  • Pode ser reembolsado antecipadamente, por verificação de condição de reembolso antecipado
  • Está sujeito ao risco de crédito dos emitentes
  • Está sujeito a potenciais conflitos de interesses na actuação do agente de cálculo
  • Implica que sejam suportados custos, comissões ou encargos
  • Implica ou pode vir a implicar que o investidor suporte custos de cobertura de risco do emitente ou outros
  • Não é equivalente à aquisição ou transacção inicial dos activos subjacentes