A carteira Conservadora é destinada a investidores com um horizonte temporal de investimento e tolerância ao risco reduzidos. A obtenção de uma rendibilidade superior à dos depósitos a prazo e a preservação do capital são os seus objectivos.
Horizonte temporal mínimo sugerido: 1 ano
Intervalo de retorno anual esperado*: -3% a 11%
A carteira Conservadora será constituída maioritariamente por fundos de obrigações, com alocação dinâmica aos segmentos de obrigações do tesouro, obrigações corporate, obrigações de mercados emergentes e obrigações high yield consoante a atractividade relativa de cada uma destas sub-classes de activos. O peso de fundos de acções será tendencialmente reduzido, dada a maior volatilidade desta classe de activos.
* O intervalo de retorno anual tem por base o cálculo do retorno anualizado do índice de referência da carteira adicionado de 1.5 x volatilidade anualizada dos retornos logaritmicos do índice referência (para determinação do limite superior) e substraído de 1.5 x volatilidade anualizada do índice referência (para determinação do limite inferior). Para cálculo do retorno e volatilidade anualizados é considerada a série histórica do índice de referência a 10 anos. Índice de referência: 40% Msci World AC + 40% Bloomberg Barclays Global Aggregate TR + 20% EONIA Capitalization Index (nos índices denominados em USD é feita a conversão para EUR ao fixing de cada dia). O intervalo de retorno esperado é meramente indicativo e como tal não deve ser entendido como garantia de taxas de rendibilidade anualizadas.