PLATAFORMAS DE TRADING

Fale Connosco

BiGlobal Trade

A presente informação pretende alertar para os riscos e aspectos mais significativos inerentes à negociação na plataforma BiGlobal Trade. Em todo o caso, é impossível fazer menção a todos os riscos envolvidos na negociação deste tipo de instrumentos financeiros. O BiG recomenda a todos os investidores que não iniciem a negociação sem antes terem compreendido os riscos envolvidos na negociação destes activos. Deve reflectir se o investimento é adequado face à sua experiência, objectivos, património disponível e outras circunstâncias relevantes.

Para activar a plataforma BiGlobal Trade, clique no separador ACTIVAR e, depois, em “Plataforma BiGlobal Trade”. Nesta página, deve clicar no botão "Submeter pedido de activação" e seguir os vários passos do processo. Será necessária a aceitação dos regulamentos da plataforma, bem como dos riscos inerentes à negociação de CFD’s, Opções e Futuros. De seguida, terá de ler as condições gerais, assinar o documento e enviar para o BiG. Depois de verificados os requisitos por parte dos serviços do Banco, será necessário transferir um mínimo de 500 euros para a plataforma na página de transferências e esperar pelo e-mail e SMS com a informação do Username e Password de acesso à conta real BiGlobal Trade.

O montante mínimo depende do tipo de produto que pretenda negociar e da margem que é cativada. No entanto, para que a plataforma seja activada, é necessária a transferência de um montante mínimo de €500.

A BiGlobal Trade assenta numa plataforma premiada e reconhecida internacionalmente. É uma plataforma integrada, que disponibiliza 30.000* activos, com ou sem alavancagem. Contando com a solidez e a credibilidade do serviço do BiG, usufrui de um excelente desempenho tecnológico, comissões baixas, ferramentas sofisticadas de análise técnica e gráfica, notícias e do calendário macroeconómico. Numa plataforma multi-activo, o BiG proporciona-lhe um ambiente seguro e com informação actualizada para os seus investimentos.

* Fonte: Saxo Bank

A forma mais eficiente de monitorizar a sua conta é usando a janela Posições da plataforma BiGlobal Trade. Nesta janela, pode seguir as suas posições abertas, a sua exposição ao mercado, os seus ganhos e perdas diários (em valor monetário e percentagem) e adicionar ou ajustar ordens stop e limite para cada posição.

A forma mais fácil é usar a janela Ordens, que se encontra na plataforma BiGlobal Trade. Aqui, pode modificar ou cancelar ordens cuja execução ainda está pendente.

Os requisitos de margem para negociação de CFD’s, FX, Opções e Futuros são calculados com base numa percentagem do valor total de exposição ao mercado e pode ser visualizado aquando da colocação de ordem, através da Janela de Ordens.

Pelo facto de os CFD’s serem negociados em margem, as posições deixadas em aberto de um dia para o outro acarretam custos de financiamento, visto que o cliente está a obter um financiamento (que se materializa no efeito de alavancagem) para negociar este tipo de activos. Com efeito, diariamente, após o fecho do mercado, o financiamento é calculado da seguinte forma:

Custo de financiamento = I x V x N/360 dias (no caso do GBP, a convenção anual é 365 dias)

Taxa de juro aplicável (I) = taxa de juro de referência (benchmark) +/- spread de financiamento

Valor nominal (V) = número de CFD’s x preço do CFD

N = Número de dias para o qual é calculada a taxa de financiamento

A taxa de juro aplicável (I), positiva ou negativa, é calculada utilizando a taxa de juro da moeda em que o activo subjacente é expresso (taxa de juro de referência aplicável), acrescida de um spread para posições longas ou subtraída de um spread para posições curtas.

A margem é um depósito exigido para a abertura e manutenção de uma posição. No momento da abertura de uma posição, será necessário que a conta tenha fundos disponíveis suficientes, pelo menos iguais aos requisitos de margem inicial. Deste modo, é da total responsabilidade do cliente a manutenção destes fundos a níveis equivalentes aos da margem requerida. Se os movimentos nos preços das posições em aberto provocarem uma situação em que os fundos disponíveis passam a ser insuficientes, a responsabilidade de repor a margem cabe, a todo o momento, ao seu titular. O cliente é o responsável pelo controlo da conta e das margens necessárias para a manutenção das posições abertas.

No caso desses movimentos continuarem a afectar negativamente a conta e os níveis de margem se revelarem insuficientes para manter as posições abertas, o emitente tem o direito de fechar automaticamente a totalidade das posições, isto é, ocorre uma liquidação.

O preço estabelecido na colocação de uma ordem indica o nível de preço ao qual se pretende executá-la. Assim que o preço é atingido e o volume disponível em mercado é suficiente para a concretização da ordem, a mesma será executada. No entanto, caso não exista volume suficiente ao preço estipulado, a ordem poderá não ser efectuada na totalidade.

OCO (One-Cancels-the-Other) é uma estratégia de ligação entre duas ordens mutuamente exclusivas. As duas estão activas ao mesmo tempo no mercado e, quando uma das ordens é efectuada, a outra expira, ou seja, é automaticamente cancelada. Esta ordem permite ao investidor, simultaneamente, colocar uma ordem limite e uma ordem stop, conseguindo um maior controlo de risco.

GTC (Good-Till-Cancelled) refere-se à duração temporal de uma ordem e significa que ficará activa até ser efectuada, cancelada ou o subjacente expirar. Na janela Ordens, GTC é apresentado na coluna Duração.

Para as transferências sem carácter de urgência solicitadas entre as 09:00 e as 15:00 de determinado dia (D), os fundos estarão disponíveis na conta BiGlobal Trade a partir das 00:00 horas do dia útil seguinte (D+1).

Para as transferências sem carácter de urgência solicitadas entre as 15:00 de determinado dia (D) e as 9:00 horas do dia útil seguinte (D+1), os fundos estarão disponíveis na conta BiGlobal Trade a partir das 12:00 horas do dia útil seguinte (D+1).

Os fundos das transferências com carácter de urgência estarão disponíveis na BiGlobal Trade até 1 hora após do pedido, sendo liquidadas em D, se solicitadas entre as 08:00 e as 15:00 horas. As transferências com carácter de urgência têm um custo de 20 €/£/$ + Imposto Selo. Caso por alguma razão, não seja possivel cumprir este prazo de uma hora após o pedido de transferência, não será cobrado o respectivo custo.

No canto superior esquerdo da plataforma, basta clicar em “Alertas” ou , em alternativa, clicar no símbolo “sino” que aparece no canto superior direito da “Vista Geral” de cada gráfico. O alerta pode ser criado para qualquer activo da plataforma e pode ser despoletado com base no preço do comprador, no preço do vendedor ou na variação percentual. Existe uma caixa de texto para inserir comentários e pode ser associada uma data de validade.

No caso das acções, dos ETFs, dos futuros e das opções, as posições em sentido contrário sobre o mesmo instrumento na mesma sub-conta são compensadas/saldadas ao final do dia (os longos anulam os curtos, ou vice-versa), num processo designado por netting.

No caso dos CFDs e CFDs sobre Pares cambiais, é possível manter posições abertas em sentido contrário se o investidor associar uma ordem relacionada (stop loss ou take profit) a uma das posições antes do cut-off das 17h00 em Nova Iorque, que, em Portugal, corresponde às 22h00, excepto na altura em que os EUA já mudaram para o horário de Verão/Inverno e a Europa ainda não.

Mediante a colocação de uma ordem relacionada, a BiGlobal Trade considera que o longo e o curto são independentes, permitindo materializar uma estratégia de hedging. Tratando-se de posições em sentido contrário, a utilização de margem do longo anula a do curto.

Sim, nos CFDs sobre pares cambiais e índices as cotações estão sempre em tempo real e sem custo.

Nos instrumentos listados em bolsa (Acções, ETFs, Futuros e Opções), as cotações apresentam um atraso de 15 minutos por defeito, podendo ser subscritas cotações em tempo real. Para isso, deverá clicar no Menu no canto superior da plataforma, seleccionar Assinaturas, preencher o Assessment for Client Data e, finalmente, subscrever o pacote adequado da bolsa pretendida.

O Investidor Privado é todo o cliente particular que não tenha qualquer ligação profissional com a área de mercados financeiros. Todas as contas-empresa e os clientes particulares com profissões na área de mercados financeiros são considerados Profissionais pelas bolsas.

Estas subscrições poderão ter efeito imediato ou no primeiro dia do mês seguinte, sendo a escolha do investidor. A entidade emitente reserva-se o direito de cancelar as subscrições de 6 em 6 meses para evitar que o cliente incorra em custos desnecessários com estas subscrições e também para permitir a actualização dos dados pessoais indicados na subscrição.

Caso o investidor queira voltar a ter subscrições em tempo real, basta subscrever novamente.

Não. Os cancelamentos de subscrições só produzem efeitos no início do mês seguinte.

Sim. Caso seja um investidor não-profissional e realize um mínimo de 4 trades em ações, ETFs ou CFDs numa bolsa durante o mês civil, o custo será reembolsado. Na bolsa da Austrália, é necessário um mínimo de 6 trades. Os reembolsos abrangem os investidores não-profissionais que subscrevam o nível 1, exceto na Austrália, onde o reembolso se aplica ao nível 2. Os reembolsos são calculados mensalmente e creditados no trimestre seguinte.

Produtos de Investimento de Retalho e de Produtos de Investimento com base em seguros (PRIIPs).

  • Produtor do PRIIP –Saxo Bank A/S

  • Comercializador do PRIIP – Banco de Investimento Global, S.A

  • Entidade responsável pela Publicidade - Banco de Investimento Global, S.A

  • Este produto não é simples e a sua compreensão poderá ser difícil.

  • Pode implicar a perda súbita da totalidade ou de mais do que o capital investido

O produto apresenta um risco substancial de liquidez no caso de transação em mercado de balcão.

O risco pode variar significativamente em caso de venda antecipada, podendo ser recebido um valor inferior.

Para mais informações sobre o Perfil de Risco e de Remuneração do PRIIP, consulte por favor Documento de Informação Fundamental (DIF), disponível em BiG.pt e nas páginas dos produtos da Entidade Emitente.

ADVERTÊNCIAS DE RISCO ESPECÍFICAS AO INVESTIDOR

  • A negociação de CFD apenas poderá implicar a perda súbita da totalidade do capital investido.

  • Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um elevado risco de perda rápida de dinheiro devido ao efeito de alavancagem.

  • 68% das contas de investidores de retalho perdem dinheiro quando negoceiam CFD com este fornecedor.

  • Deve considerar se compreende como funcionam os CFD e se pode correr o elevado risco de perda do seu dinheiro.

Pesquisa de títulos