Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.

Fale Connosco

Produto Financeiro Complexo

BiGlobal Trade

A presente informação pretende alertar para os riscos e os aspectos mais significativos inerentes à negociação na plataforma BiGlobal Trade. Em todo o caso, é impossível fazer menção a todos os riscos envolvidos na negociação deste tipo de instrumentos financeiros. O BiG recomenda a todos os investidores que não iniciem a sua negociação sem antes terem compreendido os reais riscos envolvidos na negociação destes activos. A negociação nesta plataforma não é apropriada para todos os investidores. Não obstante a avaliação de adequação de determinados investimentos em instrumentos financeiros ou serviços de investimento efectuados pelo BiG, o investidor deverá sempre avaliar se o investimento está adequado à sua experiência, objectivos, património disponível e outras circunstâncias relevantes.

O efeito de alavancagem permite ao investidor obter uma exposição superior ao valor do seu capital. O montante que fica cativo em margem é substancialmente inferior ao valor de exposição real da posição alavancada. Por esta razão, deverá ter em consideração que a alavancagem financeira potencia não só os ganhos como também as perdas, aumentando, desta forma, o risco.

O investimento com alavancagem acarreta um risco elevado. Caso o mercado evolua desfavoravelmente face às posições abertas ou caso as margens requeridas sejam revistas em alta, o investidor poderá ter que, num curto intervalo de tempo, ser chamado a repor margem sob pena das suas posições serem automaticamente liquidadas.

O eventual prejuízo decorrente da execução de uma posição por incumprimento de um requisito de margem é sempre assegurado pelo investidor.
Este tipo de investimento pode levar a que o saldo da conta afecta a esta plataforma fique negativo, o que, por sua vez, acarretará a cobrança de juros sobre o descoberto.
O controlo das posições é da inteira responsabilidade do cliente.

O investidor deve acompanhar atentamente a evolução das suas posições abertas e dos saldos em diferentes moedas existentes na plataforma. É aconselhável que o investidor determine, a priori, o montante de capital que pode colocar em risco com o seu investimento. Caso esse nível seja atingido, o investidor é aconselhado a não o ignorar e, por conseguinte, a fechar de imediato a sua posição. Se quiser limitar uma perda ainda não realizada para determinada posição, o investidor poderá colocar uma ordem stop-loss. Caso o activo abra em gap, a execução da ordem stop-loss ao preço estipulado não é garantida.

Sempre que possível, o investidor deve negociar com limites bem estabelecidos.

Os termos e condições da plataforma estão disponíveis no site do BiG. Antes de iniciar a negociação, o investidor deverá ler atentamente e compreender todas as instruções e informação disponibilizada no site, bem como esclarecer qualquer dúvida que possa surgir. O Serviço de Apoio ao Cliente prestará todas as informações relevantes para o esclarecimento de qualquer questão e também atenderá a uma eventual reclamação. O investidor tem ainda a possibilidade de reclamar junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Embora a plataforma esteja acessível em qualquer momento, os activos que nela estão disponíveis têm horários de negociação pré-estabelecidos e distintos, consoante a classe de activo e o mercado geográfico em questão. Fora do horário de negociação de determinado activo, o investidor não terá possibilidade de intervir, podendo acrescer o risco a que está exposto. O investidor deve manter-se, a todo o momento, informado sobre os períodos de negociação praticados na plataforma e especialmente atento às diferenças entre os horários de negociação para os diferentes activos que detém em carteira.

A informação sobre os horários de negociação poderá ser encontrada na secção Info de Suporte.

O apoio às transacções electrónicas é efectuado por sistemas informáticos que, entre outras tarefas, suportam: o registo, a transmissão, a execução e a liquidação de ordens. Como qualquer sistema informático, também a plataforma BiGlobal Trade é vulnerável a falhas que podem provocar temporariamente a inibição de negociação. Para esses casos, existem canais e sistemas alternativos que podem não garantir o desejável nível de disponibilidade. O investidor terá de estar preparado para assumir estes riscos.

Antes de iniciar a negociação, o investidor deve informar-se acerca do montante de comissões, impostos e outros eventuais encargos que poderá ter de suportar. A totalidade dos encargos poderá ter um impacto negativo na rentabilidade de uma operação.

Caso o investidor não tenha fundos suficientes para cumprir os requisitos de margem, as suas posições podem ser automaticamente liquidadas na sua totalidade pela entidade emitente.

Quando o valor “Utilização de Margem” for superior a 100%, o investidor estará a utilizar a totalidade da sua margem disponível e, por conseguinte, não será possível abrir novas posições. No caso da “Utilização de Margem” continuar a aumentar, o BiG tem a faculdade, mas não obrigatoriedade, de enviar e-mails de alerta ao cliente acerca do seu nível de margem (margin calls). Estes alertas poderão também ser visualizados na plataforma. Tipicamente, os alertas serão enviados quando a “Utilização de margem” atingir os 110% e os 125%. Caso o cliente não efectue o reforço de margem na conta da plataforma, o Saxo Bank e o BiG poderão encerrar automaticamente a totalidade ou algumas posições assim que o investidor apresentar uma “Utilização de Margem” superior a 150%. Com efeito, e não obstante o esforço do BiG para o alertar quando a sua conta se aproximar destes níveis de “Utilização de Margem”, o investidor deverá monitorizar constantemente o campo “Utilização de Margem”, pois a gestão da margem de negociação é da sua inteira responsabilidade.

A movimentação de fundos entre a conta Liquidez no BiG e a conta BiGlobal Trade é feita de forma fácil e eficiente a partir da página “Minha Conta > Transferências”.

Para as transferências sem carácter de urgência solicitadas entre as 09:00 e as 15:00 de determinado dia (D), os fundos estarão disponíveis na conta BiGlobal Trade a partir das 00:00 do dia útil seguinte (D+1).

Para as transferências sem carácter de urgência solicitadas entre as 15:00 de determinado dia (D) e as 09:00 do dia útil seguinte (D+1), os fundos estarão disponíveis na conta BiGlobal Trade a partir das 12:00 do dia útil seguinte (D+1).

Os fundos das transferências (em Euros) com carácter de urgência estarão disponíveis na BiGlobal Trade até 1 hora após do pedido, sendo liquidadas em D, se solicitadas entre as 07:00 e as 15:00. As transferências com carácter de urgência têm um custo de €20 + Imposto de Selo. Caso, por alguma razão, não se consiga cumprir este prazo de uma hora após o pedido de transferência, não será cobrado o respectivo custo.

Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las.

ADVERTÊNCIAS ESPECÍFICAS AO INVESTIDOR

Este Produto Financeiro Complexo:

  • Pode implicar a perda súbita da totalidade ou de mais do que o capital investido
  • Pode proporcionar rendimento nulo ou negativo
  • Está sujeito ao risco de crédito do emitente
  • Implica que sejam suportados custos, comissoes ou encargos
  • Está sujeito a potenciais conflitos de interesses na actuação do agente de cálculo
  • Não é equivalente à aquisição ou transacção inicial dos activos subjacentes

ADVERTÊNCIAS DE RISCO ESPECÍFICAS AO INVESTIDOR

  • Os CFD são instrumentos complexos e apresentam um elevado risco de perda rápida de dinheiro devido ao efeito de alavancagem.
  • 63% das contas de investidores de retalho perdem dinheiro quando negoceiam CFD com este fornecedor.
  • Deve considerar se compreende como funcionam os CFD e se pode correr o elevado risco de perda do seu dinheiro.

Pesquisa de títulos