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PSD2

A Payment Services Directive 2 (PSD2) é uma diretiva da União Europeia que tem como propósito a melhor integração dos sistemas de pagamentos no espaço europeu, aumentando a sua eficiência e segurança, a criação de bases de igualdade para todos os prestadores de serviços e o aumento da proteção aos clientes.

Esta nova regulamentação pretende criar um ecossistema que promova a abertura à inovação e a criação de novas ferramentas de melhoria de todos os sistemas e processos de pagamentos a nível europeu.

Open Banking é um termo utilizado no universo financeiro para descrever um ecossistema criado para a utilização de API - aplicações cujo propósito é ligar dois ou mais sistemas entre si - que permitam a prestadores de serviços de pagamentos (TPPS ou Third Party Payment Service Providers) aceder de forma segura à informação financeira cedida pelos bancos.

Plataforma criada pela SIBS, que tem o BiG como parceiro fundador e que disponibiliza todas as API desenvolvidas de acordo com a PSD2 e informação técnica sobre as mesmas.

Esta solução permite ter informação agregada das contas de pagamento das várias instituições financeiras, o que pode potenciar, por exemplo, a troca e validação de informações associadas a cada cliente ou a construção de novas soluções e serviços de pagamento por parte dos bancos.

Sendo uma solução integrada, esta permite também um aumento da segurança e da prevenção de fraudes.

O acesso a esta plataforma é efetuado através do link: www.sibsapimarket.pt

A partir de 14 de setembro de 2019 serão aplicadas novas regras de autenticação nos sistemas de pagamentos no espaço europeu e consequentemente aplicados novos requisitos de segurança no acesso às contas BiG.

No processo de autenticação e na autorização de operações de pagamento será aplicado o Sistema de Autenticação Forte que requer a validação da identidade do utilizador através de 2 de 3 elementos, nomeadamente:

  • Algo que é apenas do conhecimento do cliente (uma palavra passe, um número de identificação pessoal, um código de acesso, etc.)
  • Algo que está apenas na posse do cliente (um cartão bancário, o seu telemóvel, etc.)
  • Uma característica inerente ao cliente (a face, a voz, a impressão digital, etc.)

Sendo uma solução integrada, esta permite também um aumento da segurança e da prevenção de fraudes.

  • Quando aceder pela primeira vez ao Website do BiG e posteriormente, a cada 90 dias, para renovação desta validação;
  • Para todos as transferências que efetue online, bem como para pagamentos de serviços de valores superiores a 30€

Deste modo, terá que possuir um telemóvel registado no BiG, e introduzir um código SMS nas seguintes situações de interacção com os dispositivos digitais do BiG:

Guia sobre a autenticação forte do cliente