ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Já são conhecidas as vencedoras da 4ª edição do Programa TalentA
11-03-2024 11:38

Com o objetivo de continuar a contribuir para o futuro rural, Corteva Agriscience e CAP voltam a premiar novos projetos desenvolvidos por mulheres empreendedoras no Dia da Mulher. As quatro edições do programa TalentA já somaram mais de 250 candidaturas em território nacional. Projeto "Reserva do Vale Velho" é o grande vencedor da 4ª edição do programa TalentA
 
Num país onde apenas 33% das mulheres lideram projetos agrícolas e pecuários, o programa TalentA premiou hoje os novos projetos rurais liderados por empreendedoras femininas. Uma iniciativa da Corteva Agriscience, a maior empresa agrícola 100% listada no mundo, e uma referência em sementes sob a sua marca líder Pioneer®, proteção de culturas e agricultura digital, e da (CAP) Confederação dos Agricultores de Portugal, que vai na 4ª edição e no total já somou mais de 250 candidaturas em território nacional.
 
Por ocasião do Dia Internacional da Mulher e de forma a colocar em relevo a sua importância no futuro do panorama rural português, 3 novos projetos foram hoje reconhecidos e revelados na cerimónia de entrega de prémios da 4ª Edição do Programa TalentA, de onde saiu uma vencedora e duas finalistas.
 
Ana Teresa Matos, foi a grande vencedora da 4ª edição com o projeto "Reserva do Vale Velho" cujo objetivo é continuar a recuperar a área degradada de "Casal das Pias" com reflorestação das espécies nativas, prática de agricultura sustentável e a preservação da cultura local.
 
Filha de pais biólogos e apaixonada pela natureza desde a infância, Ana Teresa Matos, formou-se em biologia e ecologia e na "Reserva do Vale Velho" em Folgosinho, no município de Gouveia, onde a economia circular e a sustentabilidade são um objetivo presente e futuro.
 
Por outro lado, a empreendedora rural Diana Costa recebeu um dos prémios de finalista com a sua "Quinta da Mourisca", um projeto familiar do Alendouro que visa revitalizar a região, combinando tradição e inovação na produção de alimentos biológicos. As mulheres desempenham um papel crucial na Quinta da Mourisca, representando 70% da equipa. A sustentabilidade é uma prioridade, com práticas para reduzir o desperdício e a reutilização de recursos.
 
A finalista decidiu seguir o seu interesse por gestão e sustentabilidade, matriculando-se em cursos e programas relacionados. Acredita na importância de revitalizar o mundo rural e promover a ligação entre as áreas urbanas e rurais para explorar o potencial do interior português, na zona de Agrobom, no município de Alfândega da Fé.
 
E, finalmente, Diana Rego, obteve também o prémio de finalista pelo seu projeto "Criatura", um projeto local que trabalha diretamente com pequenos agricultores, transformando excedentes de plantas aromáticas e frutas em produtos inovadores. Além de dar uma nova vida a produtos com menor valor comercial, este projeto valoriza também a profissão dos pequenos agricultores, reduzindo o desperdício alimentar e contribuindo para a economia local e conservação da biodiversidade. Todos os produtos são formulados com matérias-primas biológicas portuguesas e certificadas, promovendo práticas agrícolas sustentáveis.
 
Diana Rego desenvolveu um interesse pela natureza e pela agricultura, influenciada pelos seus avós agricultores. Tendo notado as dificuldades dos pequenos agricultores locais em rentabilizar as suas colheitas, inspirou-se nessa realidade e no desejo de ter um papel ativo na comunidade para criar a marca "Criatura", em Penafiel.
 
As duas finalistas vão ter acesso a formação e a vencedora do primeiro prémio irá receber ainda um apoio financeiro de 5.000 € para a implementação do seu projeto.
 
O programa TalentA, foi lançado em 2021 pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Corteva Agriscience, com o objetivo de empoderar as empreendedoras rurais e capacitar os seus projetos com formação e financiamento, contribuindo para a sua expansão.
 
Durante o evento, Clara Serrano, Vice-Presidente da Unidade Comercial do Sul da Europa na Corteva Agriscience transmitiu o seu agradecimento às finalistas: "Por mais um ano estamos muito orgulhosos por ajudar a elevar o papel das mulheres rurais na agricultura, que apesar das barreiras sentidas ano após ano, não baixam os braços e continuam empenhadas em revitalizar o mundo rural e liderar a transformação positiva do panorama rural nacional. Na Corteva, sabemos que as mulheres são a espinha dorsal do mundo rural e acreditamos que a formação e o apoio financeiro são a chave de sucesso para a implementação de qualquer projeto. É com muito agrado que concluímos a 4 ª edição deste programa e reforçamos a nossa missão é continuar a empoderar as mulheres rurais em prol de um futuro agrícola mais sustentável e com mais igualdade".
 
Por sua vez, Luís Mira, Secretário-Geral da CAP destacou que: "as 3 novas vencedoras são um impulso para o sector, com projetos que se distinguem pela sustentabilidade e reabilitação rural. É este o caminho que acreditamos para a sobrevivência da cadeia agrícola e pecuária".
 
O júri, composto por representantes especializados de ambas as entidades, avaliou diferentes critérios que vão desde a inovação, o combate à desertificação, o impacto e a sustentabilidade dos projetos inscritos, o empoderamento económico até à possibilidade de réplica de negócio. Graças ao Programa TalentA, a Corteva já conseguiu empoderar mais de mil mulheres rurais de 9 países, incluindo Portugal.

Chega quer Ucrânia forte em eventuais negociações e BE defende que UE "não tentou" caminho para paz
16-05-2024 00:48

As contas das PPP, os avisos do CEO do BCP e o dividendo da IbersolDiana
16-05-2024 00:03

Ex-ministra Mendes Godinho nega ter aprovado aumento de salários na Santa Casa
15-05-2024 23:20

Camiões elétricos sem condutor? Continental Mabor já tem projeto aprovado
15-05-2024 22:00

Ex-ministra Mendes Godinho diz que privatização dos jogos sociais é "inadmissível"
15-05-2024 21:39

Pleno de máximos históricos em Wall Street. Dow Jones à beira dos 40 mil pontos
15-05-2024 21:33

Ex-ministra defende que qualquer alínea sobre privatização dos jogos sociais dependia de aprovação
15-05-2024 21:15

ERSE confirma descida de 0,1% no preço da luz no mercado regulado a partir de junho
15-05-2024 20:59

Isabel dos Santos contesta "Alerta Vermelho" da Interpol por se basear em "informações falsas"
15-05-2024 20:48

Estado italiano vende 1,4 mil milhões em ações da petrolífera Eni
15-05-2024 20:25

Operadoras dizem que Portugal foi longe demais no afastamento da chinesa Huawei
15-05-2024 20:18

Vodafone revela que casa mãe olha com "perplexidade" para chumbo da compra da Nowo
15-05-2024 19:53

PSD aceita repensar deduções de juros de habitação no IRS
15-05-2024 19:47

Pinto Luz não vai deixar Anacom ?sozinha? e quer que setor volte a ?fervilhar?
15-05-2024 19:31

Salários médios no Estado sobem 6,6% e ultrapassam os 2 mil euros brutos
15-05-2024 19:02

Apoio no crédito à habitação: "Detalhes podem transformar uma boa ideia numa má solução?
15-05-2024 18:37

PSD aproxima proposta para o IRS das do PS, Chega e Bloco
15-05-2024 18:14

CEO do BCP: ?A única forma de proteger o banco é remunerar os acionistas?
15-05-2024 18:10

"Comprar ou vender? Eu não": Ações da GameStop afundam após "rally" de dois dias
15-05-2024 18:01

Miguel Maya: ?O BCP estará particularmente ativo em todas as infraestruturas?
15-05-2024 17:52

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco