ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

STCP estuda rede suburbana extra-Porto e união dos metrobus da Boavista e Aeroporto
20/11/2024 14:43

A STCP está a estudar a criação de uma rede intermunicipal suburbana entre concelhos que não o Porto e a união dos serviços de metrobus da Boavista e do Aeroporto, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o novo contrato de serviço público da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que deverá vigorar entre 2025 e 2034, a transportadora intermunicipal do Grande Porto projeta "linhas futuras", "mas que neste momento ainda carecem de alguma definição, não estando perfeitamente integrados nos diversos cenários de rede" prevista no contrato.

Em causa está a criação de uma rede intermunicipal denominada X, ligando sobretudo municípios que não o Porto, com partidas e chegadas nos municípios vizinhos, bem como uma eventual ligação entre os serviços metrobus da Boavista e do Aeroporto, salientando o contrato que "os projetos elencados são meramente indicativos".

Relativamente à chamada Rede X, "é uma rede intermunicipal concebida para ligar com rapidez polos com elevada densidade populacional e de atividades económicas, que foram crescendo fora da cidade do Porto, mas que carecem de ligações transversais e rápidas entre si", e que, "dado o caráter interurbano, deverá ser uma rede contratualizada a operadores privados".

Quanto aos serviços metrobus, se o BRT [Bus Rapid Transit, vulgo metrobus] de Matosinhos [Matosinhos - Aeroporto] já tinha sido tido em conta num dos cenários da rede da STCP, "mas somente na ligação entre o Mercado de Matosinhos e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro", agora "deverá ser considerado o restante traçado ainda indefinido, do Mercado de Matosinhos para sul, onde eventualmente se ligará à Anémona e ao BRT da Boavista".

O contrato entre 2025 e 2034 prevê três cenários de implementação da rede de serviços da STCP, baseados nos investimentos feitos pelo Metro do Porto já implementados ou que aguardam a conclusão de obras.

De acordo com o documento a que a Lusa teve acesso, o cenário 1 está dependente "da entrada em operação de expansões da rede de Metro do Porto, nomeadamente do prolongamento da linha Amarela de Santo Ovídio a Vila d'Este, que está previsto ainda para o ano de 2024 [já abriu], da entrada em funcionamento da linha Rosa, entre a Casa da Música e São Bento, e do sistema BRT/Metrobus da Boavista -- Império/Anémona [ainda em obras ou sem estar em funcionamento]".

"Como são variáveis que a STCP não controla em termos de cronograma, é expectável que a entrada em funcionamento do Cenário 1 da rede ocorra apenas aquando estas condições se encontrem reunidas para serem cumpridas", pode ler-se no contrato.

Já a rede a explorar no âmbito do cenário 2 "advém de alterações que coincidem com ajustes fruto da entrada em funcionamento da nova Linha Rubi da rede de Metro do Porto entre a Casa da Música e Santo Ovídio, bem como da inauguração do BRT de Matosinhos, entre o Mercado de Matosinhos e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ambos previstos para o ano de 2026", pode ler-se no documento.

Já o cenário 3 está dependente do "final dos atuais contratos com os operadores privados na AMP (rede UNIR)", em que "poderão ser realizados ajustes na rede da STCP em virtude desse momento, sem pôr em risco o equilíbrio financeiro dos atuais contratos", que terminam no final de 2030.

Os municípios do Grande Porto acionistas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão pagar 344 milhões de euros à transportadora até 2034, no âmbito do novo contrato de serviço público com vigência de 10 anos.

Em causa estão os municípios acionistas da STCP: Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).

AICEP considera "altamente improvável" que investimentos dos EUA em Portugal estejam em causa
21/11/2024 23:12

António José Seguro assume estar a ponderar candidatura a Belém
21/11/2024 21:57

Wall Street encerra no verde. Alphabet afundou mais de 4%
21/11/2024 21:13

Ramada mais do que triplica lucros para 26,9 milhões até setembro
21/11/2024 20:33

Grupo Névoa compra stand da Volvo em Palmela
21/11/2024 20:15

Câmara de Lisboa perspetiva novidades "ainda este ano" sobre projeto de metro ligeiro até Oeiras
21/11/2024 19:52

Presidente do INEM diz que socorro pré-hospitalar não é para privatizar
21/11/2024 19:44

Sindicato vai convocar greves na Volkswagen na Alemanha a partir de dezembro
21/11/2024 18:28

Salvador Caetano volta a apostar em mais três marcas chinesas
21/11/2024 18:19

Encontro fora da Caixa: O realismo do Orçamento de Estado para 2025
21/11/2024 18:04

Matt Gaetz desiste da nomeação a procurador-geral de Trump
21/11/2024 17:55

Lucro da Altri mais do que triplica até setembro para 89,6 milhões
21/11/2024 17:38

Provedora pede à ministra da Justiça que garanta direito ao esquecimento em insolvências
21/11/2024 17:03

Sonae lidera investimento de 10 milhões na norte-americana Trustero
21/11/2024 17:00

Lisboa escapa às perdas com impulso do BCP
21/11/2024 16:49

Pensões: PCP, BE e Livre votam a favor proposta do PS e viabilizam aumento adicional em 2025
21/11/2024 16:18

Dona da JOM converteu antiga sede vínica num ?retail park? de 12 milhões
21/11/2024 16:04

Galp quer transformar postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos
21/11/2024 15:42

Entradas de museus e monumentos aumentam a partir de janeiro. Torre de Belém fica sete euros mais ca
21/11/2024 15:33

Reino Unido aplica sanções a Isabel dos Santos e dois dos seus associados
21/11/2024 14:47

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco