Burberry vai cortar custos após perder 88,9 milhões de euros no semestre
14/11/2024 14:03
A Burberry anunciou esta quinta-feira uma reorientação "urgente" da marca, após a queda de 22% das vendas e o prejuízo líquido de 74 milhões de libras (88,9 milhões de euros) no primeiro semestre do seu ano fiscal.
"Estamos a agir com urgência para retificar a situação, estabilizar o negócio e posicionar a Burberry para um regresso ao crescimento sustentável", afirma o presidente executivo (CEO) do grupo britânico de artigos de luxo, Joshua Schulman, citado num comunicado.
"Com base nos nossos fortes alicerces, estou confiante que os melhores dias da Burberry estão para vir", acrescentou Schulman, que assumiu o cargo em julho, após a demissão de Jonathan Akeroyd.
Nos primeiros seis meses do seu ano fiscal, entre abril e setembro, a Burberry registou receitas de 1.086 milhões de libras (1.305 milhões de euros), menos 22,2% em termos absolutos e uma quebra de 20% numa base comparável, que exclui o efeito cambial e as alterações no perímetro contabilístico da empresa.
Em termos comparáveis, as vendas da Burberry no primeiro semestre caíram 25% na Ásia-Pacífico e 13% na Europa, Médio Oriente, Índia e África (EMEIA), bem como 21% nas Américas.
A marca também registou um prejuízo líquido de 74 milhões de libras (88,9 milhões de euros), que compara com um lucro de 158 milhões de libras (perto de 190 milhões de euros) no período homólogo.
De forma a impulsionar a criação de valor da marca a longo prazo, estão previstas medidas de melhorias de produtividade e de redução de custos, com uma poupança anual estimada de cerca de 40 milhões de libras (48 milhões de euros), das quais cerca de 25 milhões de libras (30 milhões de euros) serão contabilizadas no exercício fiscal de 2025.
O plano estratégico traçado procurará também aumentar a produtividade por loja e otimizar a presença da marca em grossistas e pontos de venda, bem como melhorar a funcionalidade do comércio eletrónico.
"Reconhecemos que há muito a fazer a curto prazo e estamos a agir com urgência", afirmou a empresa, que está confiante de que será capaz de voltar a gerar 3.000 milhões de libras (3.605 milhões de euros) em receitas anuais, ao mesmo tempo que recupera margens e liquidez.
No comunicado hoje divulgado, a Burberry refere que o objetivo do novo plano estratégico é "reacender o desejo pela marca, melhorar o desempenho e impulsionar a criação de valor a longo prazo".
Ícone britânico do luxo, a marca tem vindo a ser penalizada há vários meses pela falta de apetência mundial por produtos topo de gama e por escolhas estratégicas consideradas infelizes.
O seu valor em bolsa caiu a pique, o que a levou mesmo a sair do principal índice da Bolsa de Londres.
Após uma série de maus resultados - o último lucro anual caiu para quase metade - a marca conhecida pelo seu característico padrão xadrez enfrenta, tal como o resto do setor, um abrandamento da procura chinesa desde o ano passado e um fraco consumo nos Estados Unidos e na Europa.
Em simultâneo, a Burberry não tem conseguido ser bem sucedida na sua tentativa de fazer subir ainda mais a sua gama no mercado.
"Nos últimos anos afastámo-nos demasiado da nossa atividade principal, com resultados dececionantes", admite a empresa no comunicado.
"A expressão da nossa marca estava centrada na modernidade, em detrimento da celebração do nosso património. Introduzimos novos códigos e significados de marca que não eram familiares aos nossos clientes", refere.
No entanto, acrescenta, "o cliente de luxo atual anseia por autenticidade".
Embora o atual baixo valor de mercado da Burberry a torne um alvo ideal para uma potencial oferta de aquisição, os recentes rumores de uma compra pela italiana Moncler não se concretizaram.
Ramada mais do que triplica lucros para 26,9 milhões até setembro
21/11/2024 20:33
Grupo Névoa compra stand da Volvo em Palmela
21/11/2024 20:15
Câmara de Lisboa perspetiva novidades "ainda este ano" sobre projeto de metro ligeiro até Oeiras
21/11/2024 19:52
Presidente do INEM diz que socorro pré-hospitalar não é para privatizar
21/11/2024 19:44
Sindicato vai convocar greves na Volkswagen na Alemanha a partir de dezembro
21/11/2024 18:28
Salvador Caetano volta a apostar em mais três marcas chinesas
21/11/2024 18:19
Encontro fora da Caixa: O realismo do Orçamento de Estado para 2025
21/11/2024 18:04
Matt Gaetz desiste da nomeação a procurador-geral de Trump
21/11/2024 17:55
Lucro da Altri mais do que triplica até setembro para 89,6 milhões
21/11/2024 17:38
Provedora pede à ministra da Justiça que garanta direito ao esquecimento em insolvências
21/11/2024 17:03
Sonae lidera investimento de 10 milhões na norte-americana Trustero
21/11/2024 17:00
Lisboa escapa às perdas com impulso do BCP
21/11/2024 16:49
Pensões: PCP, BE e Livre votam a favor proposta do PS e viabilizam aumento adicional em 2025
21/11/2024 16:18
Dona da JOM converteu antiga sede vínica num ?retail park? de 12 milhões
21/11/2024 16:04
Galp quer transformar postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos
21/11/2024 15:42
Entradas de museus e monumentos aumentam a partir de janeiro. Torre de Belém fica sete euros mais ca
21/11/2024 15:33
Reino Unido aplica sanções a Isabel dos Santos e dois dos seus associados
21/11/2024 14:47
Papa Francisco alerta para situação financeira do Vaticano e pede ação
21/11/2024 14:10
Venãncio Mondlane só aceita reunião com Presidente de Moçambique com agenda
21/11/2024 13:48
Com quase dois anos de atraso, Troço Celorico da Beira-Vilar Formoso vai reabrir
21/11/2024 13:22