ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Addvolt Powerpack inova no transporte refrigerado
26/07/2024 14:00

Foto em cima: A equipa da Addvolt com o Addvolt Powerpack.

Chama-se Addvolt Powerpack e promete descarbonizar o transporte de mercadorias refrigeradas. A solução, desenvolvida pela Addvolt, combina um pack de baterias de iões de lítio com tecnologia de gestão de potência, podendo ser carregada em armazéns e durante o movimento do camião, aproveitando assim a energia das travagens e desacelerações. Mais: permite a integração com painéis solares nos armazéns dos clientes, maximizando o uso de energia renovável.

Uma iniciativa que permitiu a esta startup vencer o Prémio Nacional de Inovação no segmento de Negócio, na categoria de Energia, Utilities e Infraestruturas; no segmento de Tecnologia, na categoria de Tecnologia Sustentável; e no segmento Dimensão, na categoria categoria Inovação em Startups.

"A Addvolt nasce do compromisso em eliminar o uso de diesel na refrigeração de produtos termo-sensíveis, tais como frutas, legumes, medicamentos e vacinas, durante o seu transporte", explicou ao Negócios Catarina Silva, head of marketing and communication da Addvolt. A missão desta startup é desenvolver um "transporte de mercadorias mais inteligente e sustentável, contribuindo para a redução do uso de combustíveis fósseis e, consequentemente, para a emissão de gases poluentes e ruído".

A Addvolt Powerpack, que a responsável garante ser pioneiro a nível mundial, pode ser instalada em qualquer camião, novo ou usado, para alimentar com energia elétrica qualquer sistema auxiliar a bordo - por exemplo, máquinas de refrigeração, bombas, empilhadores, guindastes, entre outros. "Estamos a usar energia das travagens para refrigerar a mercadoria. E se o nosso cliente tiver painéis solares instalados nos seus armazéns ainda podemos maximizar os carregamentos da bateria com essa energia renovável, para usar posteriormente na refrigeração da mercadoria. Com o uso de energia renovável, podemos assumir que estaremos a arrefecer a mercadoria sem aquecer o planeta".

Toda a operação está monitorizada em tempo real, detalha Catarina Silva, que adiante terem conseguido, juntamente com os parceiros e clientes, fazer um acompanhamento "que garante os resultados e as poupanças em média de 600 litros/mês por veículo, 20 toneladas de emissões CO2 ano/veículo e ainda a redução de 50% das necessidades de manutenção do sistema de frio". A responsável acrescentou ainda que a operação fica mais silenciosa, "o que permite maior conforto para o motorista e reduz o impacto sonoro das entregas noturnas nos centros das cidades - especialmente nas ULEZ e LEZ".

Presença em mais de 20 mercados

Neste momento, segundo esta responsável, a Addvolt está a liderar a eletrificação deste segmento de transporte com parceiros em mais de 20 mercados, espalhados pela Europa, Austrália e América. "Desenvolvemos tecnologia inteligente, simples e não invasiva em estreita colaboração com os nossos parceiros e clientes, com o objetivo de reduzir os custos de transporte de mercadorias através da utilização de energia elétrica e sustentável".

Ganhar o Prémio Nacional de Inovação foi um marco significativo para a Addvolt. Ajudou a obter uma valiosa notoriedade e reconhecimento da marca, não só em Portugal, mas também internacionalmente. Catarina Silva
Head of Marketing and Communication da Addvolt

"Ganhar o Prémio Nacional de Inovação foi um marco significativo para a Addvolt. Ajudou a obter uma valiosa notoriedade e reconhecimento da marca, não só em Portugal, mas também internacionalmente", referiu Catarina Silva, acrescentando que o prémio destacou o compromisso com da Addvolt com a inovação e "a nossa dedicação em causar um impacto positivo no campo da eletrificação dos transportes de mercadorias".

Acima de tudo, explica, é um reconhecimento para toda a equipa da Addvolt e todos os parceiros que têm trabalhado diariamente nesta aceleração para a descarbonização e transição energética do setor dos transportes pesados. "E este prémio é uma excelente oportunidade para comunicar e partilhar com afirmação tanto a inovação como os resultados práticos e reais que temos obtido e podem ser catalisadores para outras empresas e equipas".

O prémio acabou, assim, por validar a estratégia de inovação da empresa ao reconhecer a eficácia e a relevância das nossas abordagens no setor. "Este reconhecimento sublinha o impacto positivo da Addvolt Powerpack e reforça a nossa posição de liderança na eletrificação do transporte refrigerado, nacional e internacional".

A responsável de marketing, que assume que inovação e pessoas são a força vital da Addvolt, destaca a importância da colaboração contínua com parceiros, clientes, universidades e outros?stakeholders, considerando essencial para desenvolver tecnologias pioneiras. "Em segundo lugar, reforçámos a nossa dedicação em manter a liderança na eletrificação do transporte refrigerado, adaptando-nos rapidamente às mudanças do mercado e às novas exigências do setor. Por fim, este processo destacou a importância de ouvir e envolver os utilizadores finais para garantir que as nossas soluções respondem diretamente às suas necessidades e desafios".

Os (eternos) desafios da inovação

Os principais desafios enfrentados na implementação e manutenção dos projetos, diz Catarina Silva, incluem a rápida evolução tecnológica e a concorrência no mercado de soluções de eletrificação. "Somos pioneiros em oferecer uma solução que pode eletrificar qualquer tipo de veículo refrigerado com energia elétrica e limpa, reduzindo até 20 toneladas de CO2 por ano por veículo. No entanto, temos observado um aumento no número de alternativas disponíveis no mercado, como sistemas de baterias, painéis solares e tecnologias emergentes, muitas vezes oriundas dos próprios fabricantes de equipamentos auxiliares que eletrificamos".

Para superar esses desafios, a equipa "tem focado na proximidade ao mercado e no desenho de soluções robustas, adaptadas às necessidades dos utilizadores finais". Este foco, explica a responsável, permitiu à Addvolt adaptar-se rapidamente às tendências emergentes, como a utilização de camiões elétricos, híbridos e a hidrogénio, bem como enfrentar novos desafios apresentados pelo transporte ferroviário. "Revolucionámos o panorama do transporte sustentável ao capacitar as empresas a adotarem uma logística mais limpa e inteligente. Com a nossa tecnologia a bordo, cada veículo é monitorizado pela plataforma My Addvolt, que proporciona monitorização de dados em tempo real para melhorar a gestão da frota, garantir um consumo energético ótimo e fornecer relatórios ESG".

Para Catarina Silva, a dedicação à inovação e à colaboração contínua com parceiros, clientes, universidades e outros stakeholders é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias pioneiras e para manter a liderança na eletrificação do transporte refrigerado.

Da ideia à solução

A Addvolt nasce do compromisso de Bruno Azevedo, Miguel Sousa, Ricardo Soares e Rodrigo Pires - quatro jovens estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - em eliminar o uso de diesel na refrigeração de produtos termo sensíveis, tais como, frutas, legumes, medicamentos e vacinas, durante o seu transporte. Na altura, perceberam que era uma oportunidade presente em mais de um milhão de veículos, que circulam diariamente na Europa, e decidiram dedicar esforço e tempo à investigação e desenvolvimento de uma solução patenteada, que foi pioneira a nível mundial.

Susana Ornelas, designer gráfica da Addvolt, com um dos troféus recebidos na cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Inovação.

Susana Ornelas, designer gráfica da Addvolt, com um dos troféus recebidos na cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Inovação.

Hoje, com a implementação da desta tecnologia em qualquer veículo comercial frigorífico (carrinha, camião, semirreboque ou contentor) estão a ser eliminados, segundo dados apresentado pela empresa, a emissão de CO2 equivalente a quatro veículos de passageiros. Para já, são mais de 900 as unidades em circulação que "estão garantidamente a contribuir para a eletrificação descarbonização do transporte de uma forma mais eficiente e com uso de menos recursos, comparativamente aos que são usados na produção de um veículo elétrico".

Delegação do PSD em Bruxelas repudia "ato injustificado e arbitrário" das autoridades venezuelanas
27/07/2024 12:50

Diretora-geral da Administração Escolar exonerada pelo ministro da Educação
27/07/2024 11:03

Os certificados de aforro e do Tesouro vão mudar?
27/07/2024 10:00

Scope mantém 'rating' de Portugal em A- e revê em alta perspetiva para positiva
26/07/2024 22:03

Wall Street despede-se da semana com regresso aos ganhos
26/07/2024 21:30

Câmara de Lisboa decide que EMEL fica com totalidade do valor das coimas aplicadas
26/07/2024 20:59

Tesouro angolano captou 161,2 milhões de dólares em obrigações
26/07/2024 20:42

Figueira da Foz adia venda de palácio do século XIX por 550 mil euros
26/07/2024 20:36

Banco polaco do BCP estabiliza lucro semestral nos 357 milhões de zlótis
26/07/2024 19:08

Governo vai rever tabelas de retenção. Alívio fiscal chega em setembro
26/07/2024 18:27

Fecho da venda dos títulos da Global Media à Notícias Ilimitadas agendado para terça-feira
26/07/2024 18:20

Lucros da Semapa sobem 22,5% para 132 milhões até junho
26/07/2024 18:13

Lucros semestrais da Sonaecom mais do que triplicam à boleia da Nos
26/07/2024 17:51

Altri e Jerónimo Martins derrubam Lisboa
26/07/2024 16:54

Vanguard Properties, Iberdrola e Porshe instalam carregadores elétricos na comporta
26/07/2024 16:02

IP lança concurso para segundo troço da alta velocidade Lisboa-Porto
26/07/2024 15:54

Governo dos Açores pede urgência na substituição dos cabos interilhas que estão em fim de ciclo de v
26/07/2024 14:19

Addvolt Powerpack inova no transporte refrigerado
26/07/2024 14:00

Google vai abrir cabo submarino nos Açores a outros operadores
26/07/2024 13:49

Viagens dos portugueses caem pela primeira vez em três anos
26/07/2024 11:53

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco