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As contas do Banco de Portugal, as pontes do novo Governo e Ponte de Lima no mapa Porto-Vigo
11/04/2024 07:01

Bom dia,

 

O Banco de Portugal teve um resultado operacional, antes de provisões e impostos, de 1.054 milhões de euros negativos no ano passado, sabe o Negócios. O supervisor financeiro usou mil milhões de euros da provisão para riscos gerais – que desceu para 2.858 milhões – para garantir resultado nulo em 2023. As contas sofreram com a redução da margem de juros.

 

Ontem foi dia de ser apresentado o Programa do Governo, que começa esta quinta-feira a ser discutido na Assembleia da República, com o Executivo de Luís Montenegro a escolher propostas da oposição para fazer caminho. Foram 60 as medidas da oposição acolhidas, sendo que mais de metade são do PS. O documento traça as linhas gerais do que serão as políticas para a legislatura de quatro anos e meio, que o primeiro-ministro já disse que será para cumprir, desafiando o PS a clarificar se quer "ser oposição democrática ou bloqueio".

 

Entretanto, a ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo vai parar em Ponte de Lima. No caderno de encargos relativo aos estudos ambientais da ligação Braga-Valença são revelados mais pormenores sobre a futura linha que irá reduzir para cerca de uma hora o tempo de trajeto direto entre Porto e Vigo, que é atualmente de 2h22. E além das estações já divulgadas pela IP – Campanhã, aeroporto Sá Carneiro, Braga e Valença –, o percurso da alta velocidade que chegará a Vigo terá também uma paragem em Ponte de Lima. Será a sexta estação da linha, a quinta em Portugal, que contará com um total de 143 quilómetros.

 

Ainda nos transportes, mas virando o radar para os céus, a falta de controladores de tráfego aéreo tem gerado alertas internacionais. Em Portugal, para mitigar a situação, a NAV - Navegação Aérea de Portugal está a reforçar o número máximo de formandos. E as medidas não ficam por aqui. No último concurso, as candidaturas quase bateram máximos históricos.

 

Já por mar, o recuo da Engie e da Shell na intenção de criar um corredor marítimo de exportação de hidrogénio entre Portugal e Roterdão não preocupa o presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho, que garante que o projeto está apenas suspenso. Ao Negócios, este responsável da autoridade portuária garante que "a decisão não tem qualquer impacto para Sines nem para as metas nacionais, porque se tratava de exportação. Era um projeto que não acrescenta valor".


Já no reino da política monetária, os analistas convergem na convicção de que o Banco Central Europeu irá deixar inalterados os juros diretores na reunião de hoje, com a decisão de os descer a ficar para junho.

 

Boas leituras,

 

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