Portugueses são os consumidores europeus mais sensíveis ao preço nas compras online
03/04/2024 12:24
Portugal figura como o país europeu, de um universo de 22 analisados, onde os consumidores são mais sensíveis ao preço na hora de fazer compras pela internet, revela o barómetro "e-shopper".
De acordo com o relatório, divulgado esta quarta-feira, 71% dos "e-shoppers" regulares portugueses consideram que comprar online é uma forma de poupar dinheiro, contra os 65% da média europeia. Números que refletem o impacto da inflação na carteira dos portugueses, para quem o preço é o fator mais importante nas suas decisões de compra (76%) ou procura estar sempre atento a um bom negócio (79%).
Realizado pela Geopost, um dos maiores grupos de entrega de encomendas e soluções para o comércio eletrónico, do qual faz parte a DPD, que opera em Portugal, o estudo assinala que outra forma de justificar a sensibilidade dos "e-shoppers" regulares portugueses a esse factor prende-se com os principais motores para uma compra online em que os critérios relacionados com preço são os mais expressivos.
Assim, 49% admitem comprar online pela existência de entregas gratuitas; 28% valorizam a inexistência de taxas escondidas adicionadas ao preço final do produto; enquanto 22% mencionam a devolução gratuita. Uma outra tendência espelhada no relatório tem a ver com o facto da maioria dos "e-shoppers" regulares utilizar websites estrangeiros para comprar online, especialmente para encontrar melhores negócios, ainda mais que a média europeia (73% em Portugal versus 58% na Europa). Espanha (61%), China (58%) e Reino Unido (33%) foram os países onde os portugueses mais compraram online.
"É claro o impacto que a inflação teve no comportamento de consumo dos portugueses em 2023. Se o preço já era uma grande preocupação para o mercado local, os números agora apresentados mostram-nos um contexto onde esta preocupação com o melhor negócio possível se espelha em várias dimensões, desde o cuidado em comprar em períodos em que os descontos são mais expressivos – como a Black Friday e os saldos – até websites e apps estrangeiras como forma de comprar sempre mais barato", refere o CEO da DPD Portugal, Olivier Establet, citado em comunicado.
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