ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

Subscrição de pacotes de telecomunicações cresce mais de 2% até setembro
22/11/2024 10:40

O número de subscritores de pacotes de serviços atingiu os 4,7 milhões no final do terceiro trimestre, trata-se de um aumento de 2,1% face ao mesmo período do ano anterior. Os dados divulgados esta sexta-feira pelo regulador dos setor de telecomunicações (ANACOM) ainda não incluem a Digi que lançou a sua oferta comercial este mês.

A entidade liderada por Sandra Maximiano explica que o crescimento está sobretudo associado às ofertas 4/5P - que além de telefone fixo, internet e televisão incluem um ou 2 telemóveis. Esta modalidade de oferta foi a mais utilizada, contando com 2,7 milhões de subscritores (57,6% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P - telefone fixo, televisão e internet fixa - com 1,6 milhões de subscritores (33,8%). Aliás, este último tipo de oferta registou o maior decréscimo anual desde 2015 (-5%).

O regulador detalha ainda que "no final do terceiro trimestre de 2024 cerca de 85,7% dos acessos fixos foram comercializados em pacote, diferenciando-se por serviço: 83,5% nos acessos do serviço telefónico fixo, 96,4% de acesso à Internet em local fixo e 98,1% nos acessos do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição". Nos acessos móveis, as ofertas em pacote registaram uma menor proporção (35,7%).

Restringindo a análise ao segmento residencial, as ofertas "single-play", apenas com um serviço,  representavam 1,1% do total de acessos residenciais de internet fixa e 2,6% do total de acessos de telefone fixo.

Receitas abrandam

Entre janeiro e setembro de 2024, as operadoras de telecomunicações encaixaram 1.679 milhões de euros de receitas com os serviços em pacote (valores sem IVA). Este valor representa um aumento de 6,9% face ao ano anterior, mas "trata-se do crescimento anual mais baixo desde o final de 2022", sublinha a Anacom. A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 39,70 euros, mais 4,5% face ao período homólogo.

No que toca à distribuição de quotas, a Meo continua a liderar no número de subscritores de serviços em pacote com 41,8%, seguindo-se a Nos com 35%, a Vodafone com 20,6% e a Nowo - entretanto comprada pela Digi - com 2,6%. Face ao trimestre homólogo, a Meo e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores em 0,4 pontos percentuais (p.p.) e 0,1 p.p., respetivamente, enquanto na Nos e na Nowo diminuíram 0,3 p.p e 0,2 p.p..



Moçambique: Mondlane exige eliminação de processos judiciais para dialogar com Presidente
22/11/2024 18:46

Whitestar aumenta vendas de imóveis em 215% no 3º trimestre
22/11/2024 18:37

Promotores do Manifesto dos 50 pedem reunião com novo PGR
22/11/2024 18:19

Bancos centrais de Alemanha e França querem eixo franco-alemão forte para anular efeito Trump
22/11/2024 17:41

Lagarde insiste e pede avanços na união dos mercados de capitais
22/11/2024 17:25

Cofina aprova redução de capital e entrega de 6 milhões a acionistas
22/11/2024 16:59

Lisboa fecha em alta. Mota-Engil dispara quase 6%
22/11/2024 16:45

Empresa de Gonçalo Pereira Coutinho volta às compras e fica com a dona da Sonatural e Snock
22/11/2024 15:37

António Costa: "Temos de falar com Trump assim que possível"
22/11/2024 15:17

Bosch prevê suprimir 5.550 empregos principalmente na Alemanha
22/11/2024 15:12

Combustíveis mais caros para a semana. Gasolina pode chegar aos 1,7 euros e gasóleo aos 1,6
22/11/2024 14:26

Mota-Engil avança 3,5% após redução de posição curta da Muddy Watters
22/11/2024 12:51

Dívida das famílias, empresas e Estado subiu 2.400 milhões em setembro
22/11/2024 12:51

CEO da Northvolt de saída após pedido de proteção contra credores
22/11/2024 12:32

Atividade da Zona Euro continua a recuar, serviços também já afundam
22/11/2024 12:22

Investimentos em obrigações verdes reduzem 55 milhões de toneladas de GEE por ano
22/11/2024 11:53

Economia circular já rende 90 milhões de euros à Sonae
22/11/2024 11:00

Subscrição de pacotes de telecomunicações cresce mais de 2% até setembro
22/11/2024 10:40

Amizade deu o mote para a campanha publicitária mais eficaz de 2024
22/11/2024 10:25

Advogado do Diabo: "Filosofia do DCIAP é a de caixa registadora da AT"
22/11/2024 10:00

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco