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Inovação e sustentabilidade: o futuro da logística e do imobiliário industrial
08/10/2024 15:04

É consensual que o setor da logística está atualmente a sofrer mudanças profundas e rápidas. O impacto do comércio eletrónico, para dar um exemplo, continua a alterar os padrões de consumo e a fazer com que as empresas e os seus fornecedores logísticos priorizem os processos de entrega no seu modelo de negócio.

Neste contexto, a VGP, uma empresa familiar proprietária, gestora e promotora de propriedades logísticas e semi-industriais em 17 países europeus (incluindo Portugal), procura ocupar uma posição única na área da logística. Isto através do desenvolvimento e localização de parques logísticos nas imediações das grandes cidades europeias, com acesso direto às principais linhas de tráfego, e com a possibilidade de operar 24h/7dias por semana.

Para José Ferreira, country manager da VGP em Portugal, o lema, "Building Tomorrow Today", reflete o empenho da empresa em "planear e desenvolver projetos com o futuro em mente". "Concentramo-nos em criar propriedades que sejam duradouras, sustentáveis e adaptáveis à evolução das necessidades dos nossos clientes. Este é o nosso compromisso, em que nos mantemos firmes", explica.  

Em Portugal desde 2019
No nosso país desde 2019, a VGP concluiu em 2022 o VGP Park Santa Maria da Feira, o primeiro ativo do grupo em Portugal e que está arrendado na totalidade à Radio Popular. E foi terminado recentemente o VGP Park Loures, "com duas unidades de última milha para a DPD e a DHL, e em que se incluiu um sorter de última geração". Da mesma forma, afirma o responsável, "a VGP está também a terminar o VGP Park Montijo, onde um dos clientes terá uma instalação de frio industrial com os últimos standards de sustentabilidade". Este parque, segundo a VGP, terá certificação BREEAM Excelente, tem 31.000 m2 de área bruta locável, e, apesar de já estar parcialmente arrendado à Logifrio, tem ainda área disponível para arrendamento. Refira-se que o grupo tem uma outra propriedade, o VGP Park Sintra, em processo de licenciamento.

Neste contexto, a VGP procura pôr o cliente no centro do seu negócio. "Consideramo-nos simultaneamente um prestador de serviços e um parceiro abrangente para os nossos clientes. Desenvolvemos projetos em estreita colaboração com eles, sempre com o objetivo de encontrar soluções rápidas, pragmáticas e customizadas para as necessidades específicas", conta José Ferreira.  Para este responsável, o grupo VGP tem demonstrado ao longo dos anos "capacidade de desenvolver projetos altamente complexos e estrategicamente importantes". É por isso que "quase 70 por cento da equipa internacional de mais de 360 trabalhadores são engenheiros, incluindo nas equipas comerciais". "Os nossos engenheiros são o nosso maior ativo, fornecendo uma vasta experiência", sublinha.

Mais concretamente, explica o responsável para Portugal, a empresa "evoluiu "para ser um prestador de serviços multifacetado, empenhado em fornecer projetos chave na mão aos clientes". As funções da VGP  abrangem agora o "planeamento, a consultoria, a construção e o apoio contínuo", ajudando os clientes a coordenar todos os aspetos, desde o equipamento técnico à conformidade regulamentar. Ou seja: "O nosso compromisso estende-se para além da construção – o nosso objetivo é cultivar relações a longo prazo."

Aposta na sustentabilidade
Dentro desta perspetiva de longo prazo inclui-se a aposta na sustentabilidade ambiental das propriedades. Um exemplo deste compromisso é o facto de terem um departamento de energias renováveis, que está ativamente envolvido no planeamento e construção de sistemas fotovoltaicos para gerar eletricidade verde. Nos últimos anos, a VGP implementou grandes sistemas em telhados. "Como fornecedor de soluções de energia renovável, instalámos um dos maiores sistemas fotovoltaicos de telhado na Alemanha no VGP Park Magdeburg", informa. Até ao final deste ano, a produção total de energia do parque atingirá os 26 MWp. Segundo José Ferreira, muitos outros projetos como este estão já em fase de planeamento e implementação. "O nosso departamento de inovação apoia esta estratégia, dando um contributo significativo para os objetivos globais de sustentabilidade da VGP", diz. Para criar os edifícios do futuro, a VGP "está particularmente focada em novas matérias-primas, tecnologias e soluções de armazenamento de calor e energia para os clientes", conta.

Visão de longo prazo
Um aspeto central para o posicionamento e o comportamento da VGP no mercado é ser "uma empresa familiar, e este ethos estar profundamente enraizado", explica Jan Van Geet, CEO do grupo. "A minha missão central é garantir que a VGP mantém o seu caráter familiar, não só em termos de valores, mas também na forma como é vista pelos outros. Apesar de estar cotada em bolsa e de colaborar com parceiros devido à natureza de capital intensivo da nossa atividade, estou empenhado em preservar a nossa identidade familiar", assegura o CEO.

A empresa dispõe de uma grande competência técnica, o que permite enfrentar os desafios internamente. "O nosso objetivo é estar ao lado dos nossos clientes na navegação pelas complexidades do mundo atual. As nossas interações com os clientes e as autoridades locais dependem fundamentalmente da confiança", sublinha o CEO.

Em termos culturais e sociais, o objetivo é que a VGP seja reconhecida como uma empresa que apoia os colaboradores, defende a diversidade e dá prioridade aos princípios fundamentais". Por isso, destaca a Fundação VGP, que se centra" na conservação da natureza, em projetos sociais que beneficiam as comunidades locais e na salvaguarda do património cultural da Europa". Segundo a empresa, já foram realizados 38 projetos em vários países europeus e outros ainda estão para vir.

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