De Lisboa ao Porto num autocarro chinês 100% elétrico? Alemã Flixbus lança nova rota com apoio da ED
11-09-2024 10:11
Desde há algum tempo que já é possível fazer a viagem entre Lisboa e o Porto, e vice versa, num autocarro movido a energia elétrica. O veículo da marca chinesa Yutong tem vindo a ser testado nos últimos meses nas estradas portuguesas, em termos de autonomia das baterias que alimentam o motor e performance rodoviária - mais especificamente na A1, a auto-estrada que liga as duas maiores cidades do país - chegando agora o momento de a operadora alemã de transporte de passageiros FlixBus (que opera em Portugal desde 2017) anunciar que vai passar a operar a rota Lisboa-Porto com este autocarro 100% elétrico.
Trata-se de um projeto em parceria com a Auto Viação Feirense, que conta com o apoio da EDP. Com uma autonomia para cerca de 400 quilómetros, este veículo irá realizar duas viagens por dia, uma em cada sentido, todos os dias da semana (num total de 14 viagens), explica a Flixbus em comunicado. A estimativa da empresa é que o autocarro possa chegar ao destino com 20% da bateria ainda carregada.
O carregamento das baterias elétricas acontecerá então no final de cada viagem, sendo que o mesmo demora demora, em média, quase três horas (dos 20% aos 100%), usando a potência máxima disponível. A EDP apoiará o projeto com o fornecimento de eletricidade através de um ponto de carregamento nas instalações da EDP Labelec em Sacavém.
Há dois anos a FlixBus testou em Portugal o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico, mas este acabou por fazer menos viagens do que as inicialmente previstas, já que não havia condições para o seu carregamento. "É impossível, para um investimento desta dimensão, levarmos seis ou oito horas a fazer uma carga completa. É um fator que tem de ser considerado em futuros investimentos nas redes de carregamentos para veículos pesados", explica Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal.
"Depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança, este é o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal entre Lisboa e Porto, naquele que é um dos mais concorridos corredores rodoviários do país. Ainda que pequeno, é um passo histórico para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância em Portugal", assinalou o responsável, em comunicado, acrescentando que tal só é possível com o apoio da AV Feirense e da EDP, "que disponibiliza um ponto de carregamento e eletricidade".
Com a operação programada pela Flixbus, este autocarro 100% elétrico vai permitir a poupança de, no mínimo, 150 toneladas de CO2 por ano, em comparação com a mesma viagem realizada com um autocarro a combustão, e considerando o mix energético de produção em Portugal continental (dados REN/ APREN), garante a empresa.
Do lado da EDP, esta parceria permite "evitar emissões de carbono numa das rotas mais utilizadas diariamente no nosso país. É fundamental que haja cada vez mais parcerias entre empresas que querem contribuir para uma mobilidade sustentável em Portugal", destacou Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade.
Na mobilidade elétrica, a empresa conta já com mais 3.300 pontos de carregamento contratados na rede pública em Portugal, com opções disponíveis em todos os distritos e em mais de metade dos concelhos do país, com mais de dois milhões de sessões de carregamento realizadas.
O novo autocarro 100% elétrico a circular entre Lisboa e Porto insere-se no compromisso da Flix de descarbonização total da frota na Europa até 2040. A operadora alemã quer aumentar a utilização de tecnologias e combustíveis alternativos, a fim de reduzir progressivamente a pegada de carbono da frota dos seus parceiros.
"Embora ainda não esteja disponível uma tecnologia definitiva, neutra em termos de carbono, para operações de autocarros de longa distância, a empresa adotou uma abordagem diversificada, e nos últimos anos tem vindo a testar cinco tecnologias alternativas de combustível e de propulsão, com mais de 10 projetos-piloto na Europa e nos EUA, nomeadamente com autocarros elétricos a bateria, Bio-CNG e Bio-LNG, biodiesel e painéis solares", diz a empresa no mesmo comunicado.
A Flixbus planeia também lançar em breve o primeiro projeto de pilha de combustível de hidrogénio da Europa, um projeto em parceria com a Freudenberg Fuel Cell e-power Systems e a ZF Friedrichshafen AG.
Moçambique: Mondlane exige eliminação de processos judiciais para dialogar com Presidente
22-11-2024 18:46
Whitestar aumenta vendas de imóveis em 215% no 3º trimestre
22-11-2024 18:37
Promotores do Manifesto dos 50 pedem reunião com novo PGR
22-11-2024 18:19
Bancos centrais de Alemanha e França querem eixo franco-alemão forte para anular efeito Trump
22-11-2024 17:41
Lagarde insiste e pede avanços na união dos mercados de capitais
22-11-2024 17:25
Cofina aprova redução de capital e entrega de 6 milhões a acionistas
22-11-2024 16:59
Lisboa fecha em alta. Mota-Engil dispara quase 6%
22-11-2024 16:45
Empresa de Gonçalo Pereira Coutinho volta às compras e fica com a dona da Sonatural e Snock
22-11-2024 15:37
António Costa: "Temos de falar com Trump assim que possível"
22-11-2024 15:17
Bosch prevê suprimir 5.550 empregos principalmente na Alemanha
22-11-2024 15:12
Combustíveis mais caros para a semana. Gasolina pode chegar aos 1,7 euros e gasóleo aos 1,6
22-11-2024 14:26
Mota-Engil avança 3,5% após redução de posição curta da Muddy Watters
22-11-2024 12:51
Dívida das famílias, empresas e Estado subiu 2.400 milhões em setembro
22-11-2024 12:51
CEO da Northvolt de saída após pedido de proteção contra credores
22-11-2024 12:32
Atividade da Zona Euro continua a recuar, serviços também já afundam
22-11-2024 12:22
Investimentos em obrigações verdes reduzem 55 milhões de toneladas de GEE por ano
22-11-2024 11:53
Economia circular já rende 90 milhões de euros à Sonae
22-11-2024 11:00
Subscrição de pacotes de telecomunicações cresce mais de 2% até setembro
22-11-2024 10:40
Amizade deu o mote para a campanha publicitária mais eficaz de 2024
22-11-2024 10:25
Advogado do Diabo: "Filosofia do DCIAP é a de caixa registadora da AT"
22-11-2024 10:00