ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

De Lisboa ao Porto num autocarro chinês 100% elétrico? Alemã Flixbus lança nova rota com apoio da ED
11/09/2024 10:11

Desde há algum tempo que já é possível fazer a viagem entre Lisboa e o Porto, e vice versa, num autocarro movido a energia elétrica. O veículo da marca chinesa Yutong tem vindo a ser testado nos últimos meses nas estradas portuguesas, em termos de autonomia das baterias que alimentam o motor e performance rodoviária  - mais especificamente na A1, a auto-estrada que liga as duas maiores cidades do país - chegando agora o momento de a operadora alemã de transporte de passageiros FlixBus (que opera em Portugal desde 2017) anunciar que vai passar a operar a rota Lisboa-Porto com este autocarro 100% elétrico. 

Trata-se de um projeto em parceria com a Auto Viação Feirense, que conta com o apoio da EDP. Com uma autonomia para cerca de 400 quilómetros, este veículo irá realizar duas viagens por dia, uma em cada sentido, todos os dias da semana (num total de 14 viagens), explica a Flixbus em comunicado. A estimativa da empresa é que o autocarro possa chegar ao destino com 20% da bateria ainda carregada. 

O carregamento das baterias elétricas acontecerá então no final de cada viagem, sendo que o mesmo demora demora, em média, quase três horas (dos 20% aos 100%), usando a potência máxima disponível. A EDP apoiará o projeto com o fornecimento de eletricidade através de um ponto de carregamento nas instalações da EDP Labelec em Sacavém.

Há dois anos a FlixBus testou em Portugal o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico, mas este acabou por fazer menos viagens do que as inicialmente previstas, já que não havia condições para o seu carregamento. "É impossível, para um investimento desta dimensão, levarmos seis ou oito horas a fazer uma carga completa. É um fator que tem de ser considerado em futuros investimentos nas redes de carregamentos para veículos pesados", explica Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal.

"Depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança, este é o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal entre Lisboa e Porto, naquele que é um dos mais concorridos corredores rodoviários do país. Ainda que pequeno, é um passo histórico para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância em Portugal", assinalou o responsável, em comunicado, acrescentando que tal só é possível com o apoio da AV Feirense e da EDP, "que disponibiliza um ponto de carregamento e eletricidade". 

Com a operação programada pela Flixbus, este autocarro 100% elétrico vai permitir a poupança de, no mínimo, 150 toneladas de CO2 por ano, em comparação com a mesma viagem realizada com um autocarro a combustão, e considerando o mix energético de produção em Portugal continental (dados REN/ APREN), garante a empresa. 

Do lado da EDP, esta parceria permite "evitar emissões de carbono numa das rotas mais utilizadas diariamente no nosso país. É fundamental que haja cada vez mais parcerias entre empresas que querem contribuir para uma mobilidade sustentável em Portugal", destacou Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade.

Na mobilidade elétrica, a empresa conta já com mais 3.300 pontos de carregamento contratados na rede pública em Portugal, com opções disponíveis em todos os distritos e em mais de metade dos concelhos do país, com mais de dois milhões de sessões de carregamento realizadas. 

O novo autocarro 100% elétrico a circular entre Lisboa e Porto insere-se no compromisso da Flix de descarbonização total da frota na Europa até 2040. A operadora alemã quer aumentar a utilização de tecnologias e combustíveis alternativos, a fim de reduzir progressivamente a pegada de carbono da frota dos seus parceiros.

"Embora ainda não esteja disponível uma tecnologia definitiva, neutra em termos de carbono, para operações de autocarros de longa distância, a empresa adotou uma abordagem diversificada, e nos últimos anos tem vindo a testar cinco tecnologias alternativas de combustível e de propulsão, com mais de 10 projetos-piloto na Europa e nos EUA, nomeadamente com autocarros elétricos a bateria, Bio-CNG e Bio-LNG, biodiesel e painéis solares", diz a empresa no mesmo comunicado.

A Flixbus planeia também lançar em breve o primeiro projeto de pilha de combustível de hidrogénio da Europa, um projeto em parceria com a Freudenberg Fuel Cell e-power Systems e a ZF Friedrichshafen AG.

Bolsa de Lisboa avança 0,18%. Greenvolt e Galp pesam na negociação
28/10/2024 08:25

5 coisas que precisa de saber para começar o dia
28/10/2024 07:30

Galp lucra 890 milhões de euros até Setembro
28/10/2024 07:21

?O instinto é a nossa maior arma?
28/10/2024 07:07

O extra do IRC, Mota-Engil fora de Bogotá e a entrevista ao ministro da Agricultura
28/10/2024 07:01

Boeing planeia aumento de capital superior a 15 mil milhões de dólares já na segunda-feira
28/10/2024 00:10

"Seria justo" repetir aumento extra das pensões mais baixas
27/10/2024 21:33

Greve na CP suprimiu oito comboios até às 19:00, metade no serviço de longo curso
27/10/2024 20:43

A sua semana dia a dia: época de resultados em Lisboa, a Inapa e o PIB da Zona Euro
27/10/2024 19:00

Presidente da República vai participar na Cimeira Ibero-Americana no Equador
27/10/2024 18:28

Médio Oriente: Países pedem manutenção de acordo entre Israel e banca da Palestina
27/10/2024 16:47

Observadores internacionais denunciam ?retrocesso democrático? na Geórgia
27/10/2024 16:03

Eles existem. Os ?cavaleiros orçamentais? não desapareceram. A UTAO identificou 19
27/10/2024 15:30

Primeiro-ministro japonês perde maioria e reconhece "duro julgamento" dos eleitores
27/10/2024 15:18

Tarifa do subsídio social entre Açores e continente baixa para 119 euros
27/10/2024 14:18

Ministro da Agricultura diz que ?não há cortes? no investimento no PEPAC: "É fazer as contas?
27/10/2024 11:00

FMI diz que revisão do IRS Jovem vai na direção certa mas mantém dúvidas sobre eficácia
27/10/2024 10:07

Para combater inflação elevada, Turquia pondera suspender aumento de impostos
27/10/2024 09:30

Ministro da Agricultura: "Seria muito complicado" não ter OE para "ano crucial"
26/10/2024 21:00

Portugal quer comprar 36 equipamentos militares de artilharia até 2034
26/10/2024 20:41

Ajuda

Pesquisa de títulos

Fale Connosco