Franceses compram por 20 milhões à CGD ?elefante branco? que custou 65 milhões
04/07/2024 14:40
9 de Novembro de 2007: o grupo Martifer inaugurava o Porto Gran-Plaza, um centro comercial situado na Baixa da cidade Invicta, em frente ao bem-sucedido Via Catarina (do grupo Sonae), num investimento da ordem dos 65 milhões de euros e que prometia criar 700 postos de trabalho.
Com 20 mil metros quadrados de área bruta locável, para além de 420 lugares de estacionamento, o shopping começou por contar com lojas âncora como o Virgin Active, o Minipreço e a MediaMarkt.
Desde sempre que este centro comercial teve dificuldades em afirmar-se no saturado mercado de shoppings da região.
Ainda mudou de nome para La Vie, em 2016, mas sem obter grande efeito.
A falta de clientes levou mesmo a sua administração a tomar uma decisão inédita no setor em Portugal: durante dois anos, até pouco tempo antes do "rebranding", este shopping encerrava aos domingos 11 meses por ano, de Janeiro a Novembro.
Entretanto, depois de ter albergado o Mercado Temporário do Bolhão, até ao final do verão de 2022, o La Vie começou a ser esvaziado.
Após a saída de marcas como a MediaMarkt, Rádio Popular, Minipreço ou Lameirinho, seguiu-se a Decathlon, a 1 de janeiro de 2023, e, no final desse mês, o ginásio Holmes Place, que ocupava o último piso do centro comercial, onde em tempos funcionou o Virgin Active.
Atualmente, o La Vie é um shopping fantasma, contando-se pelos dedos de uma só mão os espaços que se encontram ocupados.
Caído há muito tempo nas mãos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o banco estatal andou nos últimos anos a tentar vender tão desvalorizado ativo, tendo a 27 de julho do ano passado assinado, finalmente, a escritura de compra e venda do La Vie à Tikehau Capital, gestora global de ativos alternativos com sede em França e que tem 44,4 mil milhões de euros de ativos sob gestão.
Esta quinta-feira, 4 de julho, numa informação avançada inicialmente pelo jornal digital Eco, a Tikehau Capital anunciou que vai investiu 52 milhões de euros para transformar o La Vie num novo "hub" empresarial, com 30 mil metros quadrados, que assumirá a denominação de Heart of Porto (HOP), com abertura prevista para 2026.
Do investimento de 52 milhões de euros, cerca de 20 milhões corresponde ao valor pago pela Tikehau Capital à CGD, apurou o Negócios.
Contactada a CGD, o banco estatal não confirmou nem desmentiu esta informação.
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