Promotores do aeroporto em Santarém recorrem a ex-diretor da Eurocontrol
09-05-2024 13:09
Os promotores do projeto Magellan 500, que pretendem a instalação do novo aeroporto na região de Santarém, recorreram a Eamonn Brennan, que foi diretor-geral da Eurocontrol entre 2018 e 2022 para voltarem a defender que é possível ultrapassar obstáculos aéreos com a base de Monte Real.
"Analisei os gráficos do espaço aéreo e aproximações (das soluções para o aeroporto de Santarém). Genuinamente, não vejo qualquer problema", afirma o antigo responsável da organização europeia para a segurança da navegação aérea, citado na apresentação que ao início desta tarde os promotores do aeroporto de Santarém liderados por Carlos Brazão (na foto) vão apresentar no Parlamento.
No documento que será apresentado na audiência, Eamonn Brennan afirma ainda que "é semelhante a Oslo e Dublin, e completamente de acordo com os princípios FUA de Uso Flexível do Espaço Aéreo civil e militar da Eurocontrol", entidade que inclui 41 Estados-membros incluindo Portugal.
Quer a Força Aérea quer a NAV Portugal apontaram condicionamentos à construção do aeroporto em Santarém por causa da base de Monte Real.
Depois da Comissão Técnica Independente (CTI) ter passado esta localização para a lista de soluções viáveis, ainda que apenas em complemento com o aeroporto Humberto Delgado, a Magellan 500 veio dizer que após reuniões com a NAV foram encontradas respostas para ultrapassar obstáculos aéreos com a base de Monte Real.
No entanto, a empresa de navegação aérea veio esclarecer que teve "contactos informais" com os promotores do projeto, mas rejeitou que os problemas de navegabilidade pela proximidade a Monte Real estejam ultrapassados.
Também num ofício do gabinete do chefe do Estado Maior da Força Aérea, anexo à documentação divulgada pela CTI, é dito que - apesar das alterações efetuadas pela Magellan 500 - não pode haver cedência da área de Monte Real, base militar da NATO onde operam os caças F-16.
"Verifica-se que, no que concerne à utilização do espaço aéreo, os procedimentos previstos para o projeto do aeroporto em Santarém colidem com a inviolabilidade do espaço aéreo de Monte Real", lê-se no documento assinado por Luís Manuel Nunes Serôdio.
Moçambique: Mondlane exige eliminação de processos judiciais para dialogar com Presidente
22-11-2024 18:46
Whitestar aumenta vendas de imóveis em 215% no 3º trimestre
22-11-2024 18:37
Promotores do Manifesto dos 50 pedem reunião com novo PGR
22-11-2024 18:19
Bancos centrais de Alemanha e França querem eixo franco-alemão forte para anular efeito Trump
22-11-2024 17:41
Lagarde insiste e pede avanços na união dos mercados de capitais
22-11-2024 17:25
Cofina aprova redução de capital e entrega de 6 milhões a acionistas
22-11-2024 16:59
Lisboa fecha em alta. Mota-Engil dispara quase 6%
22-11-2024 16:45
Empresa de Gonçalo Pereira Coutinho volta às compras e fica com a dona da Sonatural e Snock
22-11-2024 15:37
António Costa: "Temos de falar com Trump assim que possível"
22-11-2024 15:17
Bosch prevê suprimir 5.550 empregos principalmente na Alemanha
22-11-2024 15:12
Combustíveis mais caros para a semana. Gasolina pode chegar aos 1,7 euros e gasóleo aos 1,6
22-11-2024 14:26
Mota-Engil avança 3,5% após redução de posição curta da Muddy Watters
22-11-2024 12:51
Dívida das famílias, empresas e Estado subiu 2.400 milhões em setembro
22-11-2024 12:51
CEO da Northvolt de saída após pedido de proteção contra credores
22-11-2024 12:32
Atividade da Zona Euro continua a recuar, serviços também já afundam
22-11-2024 12:22
Investimentos em obrigações verdes reduzem 55 milhões de toneladas de GEE por ano
22-11-2024 11:53
Economia circular já rende 90 milhões de euros à Sonae
22-11-2024 11:00
Subscrição de pacotes de telecomunicações cresce mais de 2% até setembro
22-11-2024 10:40
Amizade deu o mote para a campanha publicitária mais eficaz de 2024
22-11-2024 10:25
Advogado do Diabo: "Filosofia do DCIAP é a de caixa registadora da AT"
22-11-2024 10:00