McDonald?s compra 40% das matérias-primas a fornecedores portugueses 26/04/2024 17:00:00

Quase 40% das compras de matérias-primas para abastecer os 200 restaurantes da McDonald’s em Portugal são feitas a fornecedores portugueses, valor que sobe para 57% considerando os serviços, em termos de valor, revela, esta sexta-feira, a cadeia de "fast-food" a propósito do Dia da Produção Nacional.

Em comunicado enviado às redações, a McDonald’s especifica que conta com três dezenas de fornecedores nacionais, aos quais adquiriu, no cômputo do ano passado, mais de 16 mil toneladas de ingredientes e produtos alimentares, o correspondente a cerca de 40% do total das compras (em valor) de matéria-prima.

Ao todo, juntando os fornecedores de bens e serviços aos de matéria-prima, a McDonald’s trabalha com 787 empresas portuguesas, o que representa cerca de 73% em volume e 57% em valor do total de compras efetuadas pela marca no país, refere.


O resultado desta aposta na portugalidade está presente em vários ingredientes dos produtos McDonald’s, que elenca os exemplos  do tomate fresco fatiado produzido pela Campotec, que fornece também cebola fresca e Maçã de Alcobaça, proveniente do Oeste; a alface iceberg, 'mix' de saladas e mini cenouras, fornecidas pela Vitacress, produtor português com a distinção internacional Flagship Farm, atribuída à Quinta da Azenha, pelas suas boas práticas ambientais; ou o ketchup, produzido pela Italagro (Grupo HIT) a partir de tomate cultivado na zona do Ribatejo. É igualmente em Portugal que se produzem as sopas de feijão verde e camponesa (da Estêvão Luís Salvador), e os cremes de cenoura e de ervilhas (das Sopas Graciete).

Também a oferta de pequeno-almoço e outros produtos de McCafé contam com produção portuguesa: o café e descafeinado são da Delta, o fiambre é da Nobre, o pão alentejano fatiado e pão de cereais são fornecidos pela Panike, descrito como o maior fabricante nacional de pastelaria e padaria, sediado na Maia, enquanto o leite e a manteiga são provenientes dos Açores, fornecidos pela Bel Portugal (Terra Nostra).

"Mais uma vez, é com orgulho que neste Dia da Produção nacional voltamos a reconhecer e a destacar o papel fundamental dos nossos parceiros nacionais, que nos possibilitam oferecer aos consumidores o melhor que se produz em Portugal. É com esse propósito que mantemos o nosso forte compromisso com a economia nacional", afirma a diretora-geral da McDonald’s Portugal, Inês Lima, citada na mesma nota.

Além disso, enfatiza ainda a empresa, o investimento da McDonald’s Portugal nestes fornecedores nacionais confere ainda "a oportunidade da sua expansão internacional", enfatiza a emprea, fazendo referência à Casa Mendes Gonçalves, à Italagro ou à Panike que hoje já exportam alguns produtos para mercados internacionais.

Com mais de 10.000 colaboradores, a McDonald's Portugal conta atualmente com 200 restaurantes, dos quais mais de 90% geridos por empresários locais (franquiados).