Porto Leading Investors criam 26 mil empregos e têm impacto de 2.073 milhões de euros em Portugal 18/04/2024 10:30:00

Impacto na produção nacional de 2.073 milhões de euros, 1.166 milhões no valor acrescentado bruto – com 15 euros gerados por cada um investido no Porto -, 715 milhões no rendimento das famílias e 209 milhões na receita fiscal.

 

Em síntese, eis a soma dos impactos diretos, indiretos e induzidos da atividade operacional e investimento dos Porto Leading Investors (PLI) em 2022, de acordo com um estudo desenvolvido pela InvestPorto, o a divisão municipal especializada na atração e facilitação de projetos de investimento direto, em parceria com a EY-Parthenon.

 

O estudo de impacto económico, social e ambiental do projeto PLI realça, também, que no final de 2022 estas "estrelas" empresariais tinham já criado 25.731 postos de trabalho (dos quais 44% diretos) e investido no Porto, nos últimos quatro anos, 222 milhões de euros.

 

Os PLI destacam-se, ainda, pela sua "forte aposta na inovação, reduzida pegada ecológica, orientação exportadora e criação de emprego qualificado": 88% desenvolvem atividades de inovação, 44% oferecem produtos ou serviços com impacto ambiental positivo direto, 87% do seu volume de negócios é direcionado para o exterior e 65% dos seus fornecedores são nacionais.

 

De resto, a Invicta e área envolvente registaram, nos últimos anos, dinâmicas de captação de investimento internacional muito positivos: "Entre 2015 e 2023, a Área Metropolitana do Porto registou mais de sete mil milhões de euros de investimento diretor estrangeiro", contabiliza o mesmo documento.

 

Apresentado na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, no Museu Nacional Soares dos Reis, na cidade Invicta, por Hermano Rodrigues, principal da EY-Parthenon, este estudo "visa promover o Porto como destino de investimento de alto valor acrescentado e reforçar a notoriedade das empresas que ativamente contribuem para o desenvolvimento económico da região".

 

A propósito, a estratégia de atração de investimento direto estrangeiro do Porto é reconhecida, há três anos consecutivos, pela revista fDi Intelligence, do Financial Times, que coloca o município entre as principais Cidades e Regiões Europeias do Futuro.

 

Criado pela InvestPorto, o Porto Leading Investors é um programa de gestão de projetos de investimento dedicado a investidores e empresas com elevado interesse estratégico e impacto para a economia do Porto.

 

Neste momento, conta com 43 empresas, desde a Critical Techworks à Maersk, da Natixis à Euronext.