5 coisas que precisa de saber para começar o dia 30-01-2023 07:30:00

"Trading update" da Galp Energia

Com a época dos resultados de 2022 a aproximar-se na bolsa de Lisboa, a semana arranca com a atualização dos dados operacionais da Galp Energia. No terceiro trimestre do ano, a petrolífera aumentou a produção de petróleo em 7, mas viu a margem de refinação cair 65% face ao trimestre anterior.

Acionistas da Mota-Engil votam novo "board"

Os acionistas da Mota-Engil vão reunir-se numa assembleia geral, marcada para as 15:00 horas, na qual vão votar o alargamento do conselho de administração dos atuais 15 elementos para 17. Se as propostas forem aprovadas, o "board" vai passar a contar com o antigo vice-primeiro-ministro Paulo Portas, bem como João Pedro Parreira e José Pinto Nogueira. Sai Xiangrong Wang, que apresentou a sua renúncia a 22 de dezembro.

Sentimento de empresas e consumidores portugueses

Há também uma série de dados económicos a serem conhecidos em Portugal. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga esta segunda-feira os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho, as contas do setor de bens e serviços ambientais, bem como a estimativa rápida do comércio internacional.

DBRS mantém "rating" de Portugal no sétimo nível mais elevado

A DBRS, agência de notação financeira canadiana que no passado mês de agosto elevou o "rating" da dívida soberana portuguesa de B (high) para A (low) – o sétimo nível mais elevado – e que reviu a perspetiva para a evolução da qualidade do crédito, de ‘positiva’ para estável’, manteve na sexta-feira a classificação e o "outlook" da República. Esta será a primeira sessão após o anúncio, mas a decisão deverá ter um impacto limitado nos juros da dívida.

Ryanair mostra contas trimestrais

Lá fora, a época de resultados continua a centrar as atenções dos investidores. Esta segunda-feira é a vez da Ryanair divulgar contas trimestrais depois de, entre abril e setembro, a companhia aérea "low cost" ter lucrado 1.263 milhões de euros graças a um verão de recordes.