A sua semana dia a dia: as contas das "big tech", os bancos centrais e o PIB português 29/01/2023 19:00:00

Segunda-feira "Trading update" da Galp Energia

Com a época dos resultados de 2022 a aproximar-se na bolsa de Lisboa, a semana arranca com a atualização dos dados operacionais da Galp Energia. No terceiro trimestre do ano, a petrolífera aumentou a produção de petróleo em 7, mas viu a margem de refinação cair 65% face ao trimestre anterior.

Segunda-feira Sentimento de empresas e consumidores portugueses

Há também uma série de dados económicos a serem conhecidos em Portugal. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga esta segunda-feira os inquéritos de conjuntura às empresas e aos eonsumidores, o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho, as contas do setor de bens e serviços ambientais, bem como a estimativa rápida do comércio internacional.

Terça-feira PIB e inflação em Portugal 

A fechar o primeiro mês do ano, vão ser conhecidos esta terça-feira as estimativas rápidas do índice de preços no consumidor e contas nacionais trimestrais no total de 2022. São ainda divulgados pelo INE estimativas mensais de emprego e desemprego, dados da atividade turística e índices de produção industrial.

Quarta-feira Fed decide subida de juros

A Reserva Federal norte-americana começa na terça-feira uma reunião de dois dias de política monetária, que termina com o anúncio, na quarta-feira às 19:00 (hora de Lisboa) da decisão. É o primeiro encontro do ano e, além de subir novamente os juros, o banco central dos EUA deverá dar sinais sobre até onde vai o ciclo.

Quarta-feira Resultados da Meta

Apesar da Microsoft e Tesla já terem dado o pontapé de saída às contas anuais das gigantes tecnológicas, o setor centra atenções esta semana. A Meta (antigo Facebook) divulga resultados esta quarta-feira, após o fecho de Wall Street, e os analistas antecipam que os lucros por ação caiam para 2,12 dólares, face a 3,67 dólares por ação no ano anterior. 

Quinta-feira BCE e Banco de Inglaterra centram atenções

Já com a decisão da Fed conhecida, na quinta-feira é a vez do Banco Central Europeu (BCE) e Banco de Inglaterra darem a conhecer as suas primeiras decisões de política monetária de 2023. Em ambos os casos é dado como certo pelo mercado que haverá subidas nas taxas de juro de referência.

Quinta-feira As contas das "big tech"

Ainda quinta-feira, após o fecho de Wall Street, estão marcadas as divulgações de resultados da Alphabet, Apple e Amazon, que irão fechar a "earnings season" das gigantes tecnológicas.

Sexta-feira A entrada da Ucrânia na UE 

A Ucrânia e a Comissão Europeia têm agendada para esta sexta-feira uma cimeira para discutir a entrada de Kiev na União Europeia. Ursula von der Leyen e Charles Michel deverão representar o bloco europeu.