Bolsa de Lisboa interrompe seis dias de ganhos. PSI cede 0,11% 10/01/2023 08:23:09

A bolsa de Lisboa arrancou a sessão desta terça-feira em terreno negativo, após seis dias consecutivo de ganhos. Até ao momento a negociação na praça portuguesa foi feita sempre com sinal verde, na mais longa sequência de valorizações desde finais de outubro.

Hoje pode, então, ser um dia de correção. No arranque, o PSI cedia 0,11% para 5.920,57 pontos. Das 15 empresas que compõem o principal índice português, sete desciam, cinco avançavam e três mantinham-se inalteradas face à cotação de fecho da sessão passada.

A liderar os ganhos está a Jerónimo Martins - a cotada com maior peso no PSI - a somar 0,93%. Semapa (0,79%) e Greenvolt (0,13%) completam o pódio. Com subidas modestas estão o BCP, a valorizar 0,11%, depois de ontem ter divulgado após o fecho do mercado que a venda do chamado projeto Crow rendeu 233 milhões de euros; e a EDP Renováveis (0,10%), ainda a beneficiar de uma subida no preço-alvo e na recomendação pelo Goldman Sachs.

Do lado das perdas, os CTT são a cotada que mais pressiona o índice, caindo 1,53% no arranque. Segue-se a Galp Energia (-0,76%), que acompanha as perdas do petróleo esta manhã nos mercados internacionais, e a EDP, que perde 0,46%.

Ainda a cair estão a Mota-Engil (-0,30%) - que ontem foi a estrela da bolsa, somando mais de 7,5% -, a Navigator (-0,23%), e a Sonae (-0,10%).

Altri, Corticeira Amorim e REN mantinham-se inalteradas no arranque.

Lisboa acompanha assim o sentimento dominante nas principais praças europeias, maioritariamente a vermelho a esta hora, com os investidores em expetativa para o discurso de Jerome Powell mais logo. O presidente da Reserva Federal norte-americana pode deixar pistas em relação à política monetária que os bancos centrais vão seguir em 2023.