Mota-Engil na frente, o glutão da inflação e o seu Weekend 18/03/2022 07:01:00

Bom dia,

Por considerar a proposta economicamente mais vantajosa, o relatório preliminar do júri do concurso para o futuro Hospital de Lisboa Oriental propõe a adjudicação à proposta do consórcio da Mota-Engil. O grupo português desceu o preço inicial em cerca de 75 milhões de euros. Nos critérios que estiveram em avaliação no concurso para a construção do novo hospital, que vai substituir seis unidades de saúde da capital, o consórcio da Mota-Engil, que integra também a InfraRed, obteve a melhor pontuação global - na ponderação dos dois critérios de adjudicação, qualidade técnica (60%) e preço (40%) -, num total de 135,10 pontos, enquanto à proposta do agrupamento da Somague, de que faz também parte a Aberdeen Infrastructure, foram atribuídos 131,16 pontos.

Depois da invasão russa da Ucrânia, o Conselho das Finanças Públicas inaugurou a época de atualização de previsões económicas e todas as atenções estão focadas na evolução dos preços. A instituição antecipa uma "aceleração expressiva da taxa de inflação para 3,9% em 2022". Este valor está em linha com o que os departamentos económicos dos bancos preveem, sempre acima de 3%. Pelas contas do Negócios, esta "aceleração" vai acabar por "engolir" uma boa parte das atualizações de rendimentos estipulados por lei ou por decisão do Governo.  Os aumentos do salário mínimo, pensões e salários da Função Pública vão ser anulados caso os valores previstos para a inflação se confirmem.

Nesta edição, uma entrevista exclusiva à presidente executiva da Sonae depois a apresentação das contas de 2021 do grupo. Cláudia Azevedo considera que o leilão do 5G foi uma "desgraça" e ataca a "incompetência total" que presidiu à licitação considerando que "em Portugal não há espaço para seis operadores".

E a forma como a lei fiscal portuguesa trata os fundos de investimento estrangeiros, com uma retenção de IRC na fonte que não é aplicada aos fundos nacionais, viola os tratados comunitários. O entendimento é do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), consta de um acórdão conhecido esta quinta-feira e que foi emitido no âmbito de um processo que corre no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) e opõe ao Fisco à AllianzGI Fonds AEVN, um organismo de investimento coletivo (OIC) de tipo aberto, constituído ao abrigo da legislação alemã e com sede na Alemanha, gerido por uma entidade gestora cuja sede também se situa naquele país.

Há uma nova geração de empresas portuguesas que estão a aproveitar a onda da Web3 para criar novos produtos e modelos de negócio, numa tendência que está a captar a atenção e o capital dos grandes investidores privados. A par do metaverso e das finanças descentralizadas (DeFi), a Web3 é uma das grandes tendências do mercado cripto para este ano.


E porque é sexta-feira, há Weekend com o Negócios. Contamos-lhe a história e o dia a dia de Vera Lytovchenko, a violinista nos bunkers de Kharkiv. Vera vai a casa, toma um duche, escolhe um vestido bonito, regressa ao abrigo e começa a tocar. Tem sido assim quase todas as noites. Os rituais acalmam os dias da guerra. E o som do violino sossega quem o escuta. Vera é professora de música em Kharkiv, cidade onde nasceu. Tornou-se um ícone de resiliência nas redes sociais. Esta semana, a sua casa foi atingida pelas explosões, as janelas ficaram em estilhaços. Voltámos a conversar. "Estou bem, está tudo bem". Há na sua voz uma aparente calma que desconcerta. E está determinada: "Vou ficar".

Para leituras vagarosas de fim de semana.

Boa sexta-feira.