Um combate teimoso como a primavera 02-03-2022 07:00:00

Bom dia,

"A Europa já não pode depender do gás do Kremlin" avisou ontem a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsona. Uma alternativa passa por transportar gás para a Europa a partir de Portugal. Em declarações ao Negócios, o presidente do porto de Sines, José Luís Cacho, garante que há capacidade para construir um novo terminal e aumentar a armazenagem de gás natural para abastecer a Europa. Assim sejam ultrapassados os constrangimentos na interligação entre Espanha e França.

 

Também ontem no Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a Europa precisa de investir mais em defesa, enquanto o líder ucraniano, Vlodymyr Zelensky fez uma exigência à União Europeia: "Provem que estão connosco".

Um resumo destes dias pode ser feito através de uma frase de Albert Camus no livro "Cartas a Um Amigo Alemão", com que se inicia o Editorial desta quarta-feira.  "Sei assim que tudo na Europa, a paisagem e a alma, vos rejeita serenamente, sem ódios desordenados, mas com a força calma das vitórias. O combate em que nos empenhamos possui a certeza da vitória porque é teimoso como a primavera."


Os acontecimentos geopolíticos, a inflação e a política monetária vão testar os nervos dos investidores ao longo do ano. Para Virginie Maisonneuve, diretora global de investimentos da Allianz GI, é preciso resistir à tentação de ir atrás do mercado e estar atento a oportunidades.

 

Esta é também uma época de caça aos talentos. Há ordenados a subir, benefícios extrassalariais e maior flexibilidade para conseguir captar e reter talento na banca. Os trabalhadores mais procurados são aqueles que têm perfis tecnológicos e ligados ao IT, tendência que deverá acelerar ainda mais nos próximos meses.

É verdade que a fuga de cérebros na área das finanças já vem de há muito, mas a Católica e o ISEG notam que a normalização do teletrabalho coloca mais dificuldades de contratação aos bancos portugueses, que não conseguem competir na oferta salarial.


A inflação média já vai em 1,8%, o dobro dos aumentos salariais da Função Pública. Atualização de pensões foi mais elevada, mas nem o aumento extra mantém o poder de compra a pensionistas que recebam a partir de 600 euros. Governo remete a problema para o próximo Executivo.

 

A Tabaqueira teve, em 2021, o melhor ano de sempre, com exportações recorde de 720 milhões de euros. Fundada há 95 anos e privatizada há 25, tem reorientado o negócio para alternativas aos cigarros convencionais que já pesam praticamente um terço das receitas.



Boas leituras e uma óptima semana