Dona do BPI poderĂ¡ eliminar sete mil postos de trabalho 14/04/2021 10:37:38

Após a aquisição do rival Bankia, o espanhol CaixaBank pretende cortar cerca de sete mil empregos, avança a agência Bloomberg.

Citando um porta-voz do CaixaBank, dono do BPI, a agência indica que os representantes dos trabalhadores estiveram reunidos com a administração esta terça-feira, onde terá sido acordada a formação de um comité de negociação sobre os cortes.

Este porta-voz confirmou ainda à Bloomberg que haverá uma reunião no dia 20 de abril sobre o assunto. No entanto, a mesma fonte não avançou qual será o número concreto de empregos alvo de cortes.

O CaixaBank tem mais de 46 mil empregados, após a fusão com o Bankia, concluída em março deste ano. Da fusão resultou o maior grupo bancário do mercado espanhol, com uma operação com 20 milhões de clientes em Espanha e mais de 623.800 milhões de euros em ativos.

Além da Bloomberg, também no final do mês de março já havia sido avançado que o grupo poderia vir a dispensar entre sete mil a oito mil trabalhadores. Na altura da conclusão da fusão, Gonçalo Gortázar, CEO do CaixaBank afirmava que em Portugal nada iria mudar, afirmando que "o BPI tem um projeto de crescimento". "Não estamos a pensar fazer reestruturações em Portugal", afirmou, quando questionado sobre alterações no mercado português.

De acordo com o jornal espanhol El País, também o rival BBVA estará a realizar reuniões com os sindicatos para avançar com despedimentos.