Cepsa tem à venda metade do negócio das estações de serviço 17/03/2021 10:02:47

A Cepsa está à procura de um comprador para quase metade do seu negócio de estações de serviço, que conta atualmente com cerca de 1.800 postos em Espanha e Portugal.

A intenção da petrolífera é incorporar um novo acionista com uma participação de 49% no negócio, numa operação do género "sale & leaseback", que desse ao novo sócio financeiro um papel passivo na gestão, de acordo com o El Economista.

Assim, na mira da empresa estarão fundos imobiliários, fundos de pensões ou investidores em negócios de infraestrutura, que entrem com capital mas não queiram ter um papel excessivamente ativo na gestão.

Segundo a mesma publicação, a Cepsa, detida pela Mubadala e pela Carlyle, pretende acelerar o seu plano de expansão internacional, e prevê abrir, nos próximos dois anos, mais de 150 postos de venda no México, para posteriormente alcançar uma quota de mercado de 4%.

A petrolífera também tem planos para crescer em Marrocos, onde tem uma aliança com a Derhem Holding. Ali, o objectivo é chegar aos 100 postos de venda nos próximos cinco anos.

Para a venda de quase metade do negócio das estações de serviço, a espanhola já contratou o BNP Paribas e a Allen & Overy, que irão atuar como assessores desta operação.