5 coisas que precisa de saber para começar o dia 08/01/2021 07:30:00

EDPR continua a brilhar e já vale mais que a EDP

A EDP Renováveis disparou ontem 7,28% para 25,8 euros, numa sessão em que atingiu um máximo histórico nos 25,90 euros. A empresa está a registar o melhor arranque de ano de sempre e tem beneficiado com o forte apetite dos investidores.  O valor de mercado está já em 22,5 mil milhões de euros, superando os 22,07 mil milhões da casa-mãe. A EDPR é assim a cotada mais valiosa do PSI-20. Com esta forte subida, o analista Manuel Palomo, do Exane BNP Paribas, reviu ontem em baixa – já depois do fecho –a recomendação para a EDPR, de ‘outperform’ para ‘neutral’. Já o preço-alvo continua nos 21 euros, o que lhe confere um potencial de queda de 18,6% face ao fecho de quinta-feira.

Acionistas da Mota-Engil aprovam aumento de capital

Os acionistas da Mota-Engil aprovaram ontem, em assembleia-geral, a autorização para a administração do grupo avançar com o aumento de capital até 100 milhões de euros. Apesar da luz verde dada agora pelos acionistas, o aumento de capital só avançará quando o grupo obtiver todas as autorizações necessárias. Segundo a JB Capital Markets, a operação deverá ser feita a um preço entre 1,40 e 1,60 euros por ação. O aumento de capital é uma das operações anunciadas pelo grupo que levará a que a China Communications Construction Company (CCCC), que é a quarta maior construtora do mundo, passe a ter 30% da Mota-Engil, enquanto a holding da família Mota ficará com 40%.

Comércio externo de novembro em foco

O INE divulga a balança comercial de Portugal referente ao mês de novembro. Também tendo como referência esse mês divulga o índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria e o índice de Custos de Construção de Habitação Nova.

Zona Euro divulga taxa de desemprego…

O Eurostat apresenta nesta sexta-feira os dados sobre a evolução da taxa de desemprego na Zona Euro em novembro. No resto da Europa, destaque também para os números do desemprego em Itália, igualmente relativos a novembro. Da Alemanha e França virão os dados da balança comercial de novembro e Espanha divulga a confiança dos empresários no mês de dezembro.

… e os Estados Unidos também

As autoridades norte-americanas publicam também hoje os dados do mercado laboral em dezembro. Será divulgada a taxa de desemprego, que foi de 6,7% em novembro, e a evolução dos salários. Os analistas esperam que o desemprego tenha subido ligeiramente, para 6,8%.