PSI-20 guina para o verde com BCP e papeleiras ao volante 17/02/2020 08:09:00

A bolsa nacional abriu em alta, com o principal índice, o PSI-20, a valorizar 0,88% para os 5.375,49 pontos, na oitava sessão consecutiva em que inverte a tendência. A puxar pelo índice estão 13 cotadas a subir, quatro adescer e uma inalterada. 
Na Europa também se vive um sentimento positivo depois de o banco central chinês ter vindo apaziguar os receios quanto ao impacto do coronavírus na segunda maior economia do mundo. A instituição decidiu baixar uma das taxas de juro, como estímulo, e decretou-se disponível para apoiar as empresas que quisessem recomeçar a atividade o quanto antes.
Durante o fim de semana, o governo anunciou ainda que pretende reduzir os impostos e taxas sobre as empresas. Isto, numa altura em que a economia está a funcionar apenas a 40% ou 50% da sua capacidade, de acordo com as estimativas da Bloomberg Economics.
"Se a economia chinesa de facto melhorar e tiverem sido adicionados todos estes estímulos fiscais e monetários, a situação pode traduzir-se em mercados emergentes muito mais fortes na segunda metade do ano", defende um analista da Antipodes Partners, em declarações à Bloomberg.Por cá, o peso pesado BCP contribui para a subida do índice nacional com uma valorização de 0,84% para os 19,17 cêntimos. As papeleiras Semapa e Altri encabeçam os ganhos, ao somar 2,28% para os 12,54 euros e 1,46% para os 5,55 euros, e a Navigator segue imediatamente atrás do BCP, ao apreciar 0,65% para os 3,11 euros.(Notícia em atualização)