BCP e Navigator dão força ao PSI-20. Papeleira ganha quase 3% 11-02-2020 16:50:00

A bolsa nacional fechou em forte alta, com o principal índice, o PSI-20, a somar 1,09% para os 5.339,48 pontos. O índice esteve mesmo a cotar perto de máximos de abril do ano passado, apesar de não ter atingido essa fasquia. A impulsionar os resultados estiveram 14 cotadas no verde, contrariadas apenas por quatro no vermelho.
Em Lisboa, tal como na Europa e nos Estados Unidos, os investidores libertam-se das angústias quanto ao coronavírus com a ajuda do banco central norte-americano. O presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell, apresentou hoje um discurso ao Congresso norte-americano, no qual garantiu que a Fed está atenta ao proliferar do coronavírus e aos respetivos efeitos na economia, alimentando a esperança de que venha a atuar como apoio à economia caso o cenário piore.

Do lado de cá do Atlântico, também a líder do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, falou, num debate sobre a política monetária. A responsável apontou que falta, na União Europeia (UE), completar a União de Mercado de Capitais e criar um sistema europeu de garantia de depósitos, mecanismos que, a seu ver, poderão ter um "papel fundamental de estabilidade em caso de existirem ou quando existirem choques externos".Na praça lisboeta, a Navigator posicionou-se na dianteira dos ganhos, ao somar 2,91% para os 3,40 euros, depois de ter chegado a subir 3,03% e a tocar um máximo de quase um mês. A papeleira vai apresentar as contas aos investidores depois do fecho da sessão de hoje, sendo a empresa que inaugura a temporada de resultados das cotadas do PSI-20. O consenso de analistas da Bloomberg, agrupados pelo Negócios, antecipa uma queda homóloga de 16,1% no lucro líquido para os 188,8 milhões de euros. A sustentar estiveram ainda os pesos pesados BCP, EDP e Galp, por esta ordem. O banco liderado por Miguel Maya subiu 1,86% para os 19,15 cêntimos. 
 
Já a elétrica volta a renovar máximos de mais de 10 anos, atingindo hoje um pico de 8 de janeiro de 2008, na sequência de uma subida de 1,94% para os 4,736 euros. Esta terça-feira, o braço da EDP para as renováveis anunciou o acordo com a norte-americana Public Power para o desenvolvimento de projetos de energia limpa na Grécia com capacidade de pelo menos 400 MW. A EDP Renováveis também valorizou, 0,49% para os 12,38 euros.
 
Por fim, a Galp Energia também brilhou com uma apreciação de 1,07% para os 13,70 euros, numa altura em que o barril de Brent, negociado em Londres e referência para aEuropa, valoriza 1,37% para os 54 dólares.
(Notícia atualizda ás 16:51)