Dona do Minipreço ratifica nova administração e salário de 3 milhões para o CEO 30-08-2019 13:00:00

A cadeia de supermercados DIA - Distribuidora Internacional de Alimentación acaba de dar luz verde ao novo conselho de administração. No mesmo encontro, foi aprovado o salário do novo CEO, de 3 milhões de euros, superior em 400% ao do seu antecessor.
Na assembleia extraordinária de acionistas, foram ratificados Stephan DuCharme, Michael Casey e Sergio Ferreira Diascomo como representantes do maior acionista do grupo, a Letterone, no conselho de administração. Christian Couvreux e José Wahnon Levy surgem como independentes e, finalmente, Karl-Heinz Holland tem luz verde para exercer as funções de CEO.
O novo líder do grupo DIA deverá receber 3 milhões de euros de remuneração fixa anual, um valor 400% acima dos 600 mil euros fixos auferidos pelo seu antecessor, Ricardo Currás, que geria a cadeia de supermercados desde o final de 2017.
O Dia - que em Portugal detém a rede de supermercados Minipreço – alcançou, em junho passado, um acordo a longo prazo com os seus credores, que garante o acesso a 771 milhões de euros de liquidez, escapando desta forma à situação de insolvência que ameaçava a empresa. Este dinheiro poderá ser utilizado no decurso dos próximos quatro anos para assegurar a continuação do negócio e o seu reposicionamento para se tornar competitivo a longo prazo, informou o grupo retalhista em comunicado. 
O financiamento será estruturado da seguinte forma: até 600 milhões dos acionistas, através de um aumento de capital, dos quais 500 milhões serão assegurados pela LetterOne; 200 milhões através de um empréstimo assegurado pela LetterOne e 271 milhões dos credores atuais, isto é, o Santander, BBVA, Barclays, Caixa Bank, Deutsche Bank, ING, Postbank, SocGen, Mitsubishi, Bankia e BNP Paribas.