5 coisas que precisa de saber para começar o dia 30/07/2019 07:30:00

BCP reage aos resultados do primeiro semestre O banco liderado por Miguel Maya conseguiu aumentar os lucros até junho, para 169,8 milhões de euros. No mesmo período do ano passado, o BCP apresentou um resultado positivo de 150,6 milhões de euros. A divulgação das contas semestrais foi feita ontem, já depois do fecho da bolsa nacional, pelo que as ações do BCP estarão a reagir na sessão desta terça-feira.
 
Ainda na banca, hoje será a vez da apresentação de contas da Caixa Geral de Depósitos, às 17:45.
 
BP e Apple em destaque no reporte de contas A nível internacional, a semana será também marcada pela divulgação de resultados de grandes empresas, nomeadamente no setor tecnológico e petrolífero. A Apple e a BP reportam contas esta terça-feira.
 
Ao longo da semana, outros nomes, como a Shell, Petrobras, Rio Tinto, Qualcomm ou Nintendo, irão divulgar os números do semestre.
 
Começa a reunião da Fed  A reunião de dois dias da Reserva Federal norte-americana arranca hoje em Washington. Todos os olhares estarão virados para a Fed, já que se espera que amanhã anuncie um corte dos juros diretores. Os investidores esperam uma descida da taxa dos fundos federais de pelo menos 25 pontos base, podendo o banco central decidir-se mesmo por uma redução de 50 pontos base.
 
Retomam as conversações EUA-China Washington e Pequim retomam hoje as conversações com vista à obtenção de um acordo. O representante norte-americano do Comércio, Robert Lighthizer, e a sua equipa vão reunir-se com as suas contrapartes em Xangai.
 
Será o primeiro encontro entre os representantes das duas maiores economias do mundo desde maio, altura em que as negociações foram suspensas devido a um intensificar de fricções entre ambas as partes.
 
Novos dados económicos em foco No domínio dos indicadores económicos, destaque esta terça-feira para o PIB de França no segundo trimestre, bem como para a inflação na Alemanha em julho.
 
Na Zona Euro teremos os dados do sentimento económico e da confiança dos consumidores em julho.