Trump ouve CEO das tecnológicas e vai acelerar decisões sobre Huawei 23/07/2019 08:11:00

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu esta segunda-feira com os CEO das tecnológicas americanas e comprometeu-se com decisões "atempadas" em relação à chinesa Huawei, que foi colocada na lista negra do comércio pela sua administração.
Na reunião estiveram presentes os responsáveis da Alphabet, Broadcom, Cisco, Intel, Micron, Western Digital e Qualcomm.
"Os CEO expressaram um forte apoio em relação às políticas do presidente, incluindo as restrições na compra de equipamento de telecomunicações e nas vendas à Huawei", explicou aos jornalistas fonte oficial da Casa Branca, citada pela Bloomberg. Os líderes empresariais terão apenas pedido "decisões atempadas" no que respeita a licenças, o que mereceu a concordância de Trump.
Este encontro pode aliviar a insatisfação de Pequim quanto à integração da operadora de telecomunicações chinesa Huawei na lista negra do comércio dos Estados Unidos, o que lhe impõe várias restrições.
Não têm sido divulgadas novidades concretas em relação ao avanço das negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China. A tensão entre as duas economias tem ditado a aplicação de tarifas de parte a parte e as conversações têm decorrido na sombra de novas tranches. Esta segunda-feira, a imprensa chinesa, controlada pelo Estado, voltou a dar sinais positivos quanto ao entendimento, avançando que a China pretende acelerar as compras de soja aos Estados Unidos como gesto de boa-fé.
O responsável pela pasta do Comércio na Casa Branca, Rober Lighthizer, e o secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin, deverão deslocar-se à China já na próxima semana, para uma reunião sobre este tema.