Bruxelas atinge outra tecnológica: Qualcomm multada em 242 milhões 18-07-2019 11:28:00

A tecnológica americana Qualcomm foi multada em 242 milhões de euros pela União Europeia. Bruxelas acusa a empresa de praticar preços predatórios com o objetivo de eliminar um concorrente de menor dimensão.
A comissária europeia responsável pela pasta da concorrência, Margrethe Vestager, considera que "o comportamento estratégico da Qualcomm travou a concorrência e inovação" no mercado de chips para a banda 3G, lê-se no comunicado publicado no site da comissão. A conduta desta tecnológica, entre 2009 e 2011, terá afastado a rival Icera, constituindo um "abuso da posição dominante no mercado" nas vendas de equipamentos à Huawei e à ZTE. Bruxelas informa que a multa representa 1,27% das receitas obtidas pela Qualcomm no ano passado, "tendo em conta a duração e gravidade do delito". O objetivo será da coima "dissuadir outros atores do mercado" de tentativas semelhantes, explica a mesma nota.
 
A multa surge um ano depois de Bruxelas ter exigido à Qualcomm o pagamento de 997 milhões de euros, acusando a empresa de ter impedido fornecedores rivais de servirem a também americana Apple.Este anúncio vem ainda no rescaldo de ter sido tornado pública uma investigação aprofundada, levada a cabo pela mesma área da Comissão Europeia, para avaliar se a Amazon está ou não a ter uma conduta anti-concorrencial na sua plataforma.