5 coisas que precisa de saber para come├žar o dia 15/02/2019 07:30:00

Moody's pode avaliar "rating" de Portugal Para esta sexta-feira está agendada a primeira possível avaliação do "rating" de Portugal em 2019, o que acontece dois dias depois de o país emitir dívida de longo prazo.
 
A agência que se poderá pronunciar sobre a notação da dívida portuguesa esta sexta-feira é a Moody's. Esta foi a última agência a tirar o país de "lixo", o que aconteceu em outubro do ano passado.
 
Semapa reporta contas de 2018 A Semapa divulga esta sexta-feira, após o fecho da bolsa nacional, os resultados do quarto trimestre e do conjunto de 2018.
 
Lá fora, destaque para as contas da PepsiCo, Allianz, Eni, EDF, Royal Bank of Scotland e Moody’s.
 
Novabase mantém lucros nos 4,7 milhões e entrega tudo aos acionistas A tecnológica vai pagar 4,7 milhões de euros aos acionistas, o que representa quase todos os lucros obtidos no ano passado. O anúncio foi feito ontem após o fecho da bolsa nacional, pelo que a cotada do PSI Geral estará a reagir na sessão de hoje.
 
A Novabase fechou o exercício de 2018 com um resultado líquido de 4,737 milhões de euros, em linha com o registado em 2017 (4,774 milhões de euros). O volume de negócios aumentou 6% para 148,7 milhões de euros, acima da meta da empresa, que se situava nos 140 milhões de euros. O negócio internacional pesa 54% neste total, tal como no exercício de 2017, atingindo 80,9 milhões de euros (75,5 milhões de euros em 2017).
 
EUA negoceiam com Facebook multa de milhares de milhões A Administração Trump e a empresa dona do Facebook, co-fundada e liderada por Mark Zuckerberg, estão a negociar os termos de um acordo para selar o processo em torno da violação de privacidade dos utilizadores da rede social, que deverá implicar o pagamento de milhares de milhões de dólares, avançou ontem à noite o The Washington Post.
 
Contudo, segundo o mesmo jornal, a Comissão Federal do Comércio dos EUA e a Facebook Inc. ainda não acordaram um montante. As ações da empresa deverão estar hoje a reagir a esta notícia.
 
Balança comercial e produção industrial em foco na Zona Euro Hoje o Eurostat irá divulgar os dados relativos ao saldo da balança comercial na Zona Euro, em dezembro [anterior: 15,1 mil milhões de euros; estimativa: 16,3 mil milhões de euros]. Serão ainda conhecidos os números da produção industrial, em janeiro, no bloco do euro [anterior: 0,3%; estimativa: 0,1%].
 
Já os EUA irão publicar os números de janeiro relativos aos índices de preços de exportação [anterior: 1,1%] e de importação [anterior: -0,6%]. Ainda nos Estados Unidos, destaque também para a confiança dos consumidores, medida pela Universidade de Michigan, em fevereiro [anterior: 91,2 pontos; estimativa: 94 pontos].