Bruxelas investiga Glovo e Delivery Hero por suspeitas de cartelizaĆ§Ć£o
23/07/2024 18:48:06

A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira que abriu uma investigação contra a Delivery Hero e a sua subsidiária Glovo. Em causa estão suspeitas de que as empresas de entrega de comida infringiram as regras da concorrência ao formarem um cartel por meio do qual terão acordado preços ou características dos produtos.

A Delivery Hero e a Glovo são duas das maiores empresas de entrega de alimentos na Europa. Desde julho de 2018 que a Delivery Hero passou a deter uma participação minoritária na Glovo e, em julho de 2022, acabou por adquirir uma posição maioritária na empresa.

Bruxelas suspeita que, antes de a transação ter sido concluída, as duas empresas partilharam informações comerciais sensíveis, como localizações, preços, características dos produtos e mercados geográficos. Além disso, a Comissão Europeia acredita que ambas as empresas podem ter acordado não "roubar" funcionários uma da outra.

"A entrega de comida é um setor em rápido crescimento, em que temos de proteger a concorrência. É por essa razão que estamos a investigar se a Delivery Hero e a Glovo concordaram em partilhar mercados e em não contratar os trabalhadores uma da outra", afirmou a Comissária da UE para a Concorrência, Margrethe Vestager. A confirmar-se, este comportamento poderá constituir "uma infração às regras de concorrência da UE, com possíveis efeitos negativos nos preços".

Com base nestas suspeitas, a Comissão Europeia vai agora avançar com uma investigação aprofundada, baseando-se em duas anteriores investigações - levadas a cabo sem aviso prévio - em junho de 2022 e novembro de 2023 nas instalações da Delivery Hero e da Glovo.

Se estas práticas forem comprovadas, ambas as empresas infringiram as regras de concorrência da UE que proíbem os cartéis e este tipo de práticas comerciais.

A Delivery Hero tem sede na Alemanha, está presente em mais de 70 países e tem parcerias com mais de meio milhão de restaurantes. A empresa está cotada na Bolsa de Frankfurt. A Glovo, com sede em Espanha, está presente em mais de 1.300 cidades, espalhadas por 25 países.