Powell deixa investidores à espera. Wall Street fecha mista
01-05-2024 21:23:32

As ações norte-americanas fecharam mistas depois de a Reserva Federal dos Estados Unidos ter sinalizado maiores preocupações com a inflação, o que poderá adiar uma descida de juros. A época de resultados, que já vai a meio, animou os investidores.

O índice de referência S&P 500 recuou 0,36% para 5.017,57 pontos e o tecnológico Nasdaq perdeu 0,35% para 15.603,27 pontos. Em sentido contrário, o industrial Dow Jones ganhou 0,21% para 37.894,46 pontos.

A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu esta quarta-feira manter as taxas de juros de referência inalterados no nível mais elevado em duas décadas - num intervalo entre 5,25% e 5,5% -, sendo que o presidente Jerome Powell justificou que a inflação está "demasiado elevada" pelo que o "caminho é incerto".

"Powell não agitou muito as águas", disse Ryan Detrick, estrategista-chefe de mercado do Carson Group em Omaha, em declarações à Reuters. "Reconheceu que a inflação continua a ser um problema, mas manteve-se otimista quanto à sua melhoria nos próximos trimestres".

Detrick considera que, o que provocou alguma recuperação nas ações, impedindo perdas mais alargadas, foi Powell ter dito que é "improvável" que haja uma nova subida de juros. "Contrariou [a ideia de aumento] com força. Permitiu que os touros assumissem o comando", adiante.

Além da reunião do banco central, a época de resultados do primeiro trimestre também continua a marcar as negociações. Numa altura em que 310 das empresas do índice S&P 500 já apresentaram contas, 77% registaram lucros acima do esperado, segundo dados da LSEG citados pela Reuters.

A Amazon valorizou 2,21% para 178,86 dólares por ação graças a resultados trimestrais melhores do que o esperado, já que o interesse em inteligência artificial ajudou a impulsionar o crescimento da computação em nuvem.