Investidores a multiplicar por três, os milhões parados nos tribunais e o BCE
02/02/2023 07:01:00

Bom dia,

A pandemia trouxe e para já parecem não estar interessados em sair. Os pequenos investidores reforçaram a presença na bolsa de Lisboa durante os confinamentos relacionados com a covid-19 e não estão a dar sinais de terem vontade de ir embora. O peso do retalho nas negociações de ativos atingiu já os 15%, no ano passado, tendo assim triplicado face aos 5% verificados no início de 2020, de acordo com dados da Euronext Lisbon.


É o equivalente a cerca de 5% do PIB. Os processos pendentes nos tribunais administrativos e fiscais (TAF) com valor superior a um milhões de euros totalizavam, em 2021, os 11 mil milhões de euros. A informação foi avançada ao Negócios por Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da Associação Business Roundtable Portugal (BRP), e consta de um estudo levado a cabo por esta entidade. O trabalho defende um maior envolvimento do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD) na resolução de litígios fiscais, para ajudar a acelerar a justiça e diminuir a imprevisibilidade junto dos agentes económicos.


O setor da aviação civil em Portugal somou prejuízos de 721 milhões de euros em 2021, um valor que representa cerca de metade das perdas de 1,5 mil milhões registadas um ano antes, mas ainda longe dos lucros de 72 milhões apurados em 2019. De acordo com a ANAC, o emprego caiu mais de 6% e o investimento 50%. O regulador da aviação civil diz que o aumento das matérias-primas e da energia condicionou a retoma.


Esta quinta-feira, olhos postos em Frankfurt para a primeira reunião de política monetária do Banco Central Europeu. O BCE vai subir as taxas de juro e tudo aponta para 50 pontos base. E o aperto monetário deverá manter-se, até porque os indicadores económicos dão força à estratégia delineada pela instituição liderada por Christine Lagarde.


O Parlamento Europeu decide esta quinta-feira se a sua posição sobre a diretiva que vai regular o trabalho nas plataformas digitais segue como está ou é reaberta. O eurodeputado alemão Dennis Radtke é o coordenador na comissão do emprego do Partido Popular Europeu (PPE), grupo político em que o tema não é pacífico, e foi o relator-sombra do PPE deste documento. Em entrevista ao Negócios, explicou o que espera e as preocupações com o dossiê.


E em matéria de legislação laboral, ontem os deputados da comissão de Trabalho não se entenderam sobre matérias que se achavam estarem fechadas no âmbito da chamada "agenda do trabalho digno". A votação final estava prevista para sexta-feira, mas acaba adiada e PS e Bloco de Esquerda ainda estão em negociações, em concreto sobre os créditos salariais a que os trabalhadores têm direito quando saem das empresas.


A reabertura económica após dois anos de pandemia fez aumentar o consumo na Zona Euro em 2022, embora a invasão da Ucrânia e a consequente subida da inflação tenham diminuído o poder de compra e obrigado as famílias a ajustar gastos. Os padrões de consumo dos europeus sofreram, por isso, alterações significativas ao longo do último ano. O peso dos alimentos e energia caiu no cabaz de compras, enquanto os serviços ganharam importância. Essas alterações aos padrões de consumo dos europeus foram identificadas pelo Eurostat, na atualização anual da amostra de bens e serviços considerados para "medir" o índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), o indicador que permite comparar a taxa de inflação registada nos diferentes Estados-membros.

Boas leituras e acompanhe a informação económica em negócios.pt