5 coisas que precisa de saber para começar o dia
27/01/2023 07:30:00

Avaliação bancária em Portugal

O valor mediano da avaliação bancária aumentou 29 euros por metro quadrado em novembro face a outubro, fixando-se em 1.449 euros. Numa década este montante mais do que duplicou. O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira os dados de dezembro relativos ao preços a que os bancos avaliam as casas no momento da concessão de crédito. Para além destes dados, o INE apresenta ainda a procura turística dos residentes relativamente ao terceiro trimestre de 2022.

DBRS avalia "rating" nacional

Arranca hoje o calendário de avaliações à notação financeira de Portugal. A primeira agência a fazê-lo é a canadiana DBRS, que olhou para a dívida pública nacional pela última vez em agosto do ano passado. Nessa altura, elevou o "rating" do país para A ("low"), o sétimo nível mais elevado, de B ("high"), e passou a perspetiva de "positiva" para "estável".

BCE divulga empréstimos às famílias e empresas

O Banco Central Europeu divulga hoje os empréstimos concedidos às famílias e empresas relativamente ao último trimestre do ano passado. No mesmo dia a presidente da autoridade monetária europeia, Christine Lagarde, discursa em Frankfurt. Pela Europa, Espanha divulga a primeira leitura do PIB relativo a 2022.

Chevron e American Express avançam com "earnings season"

A época de resultados continua. Esta sexta-feira a petrolífera Chevron, bem como a empresa de serviços financeiros American Express divulgam resultados de 2022.

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga esta sexta-feira o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero.