França e Alemanha querem TGV entre Paris e Berlim
22/01/2023 18:53:51

 A Alemanha e França anunciaram um plano para reforçarem a sua conexão via ferrovia, como forma de disponibilizarem viagens "mais verdes" entre os dois países.

 

As duas nações "apoiam a implementação de uma rota para um comboio de alta velocidade [o chamado TGV – Train à Grande Vitesse] entre Paris e Berlim, bem como um serviço ferroviário noturno, ambos planeados para 2024", diz a declaração conjunta da cimeira franco-alemã, citada pela Bloomberg, após o encontro entre o presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

 

Os dois líderes anunciaram ainda que planeiam criar, no próximo verão, um bilhete de comboio especial para jovens, de modo a que estes possam viajar de forma mais barata entre os dois países.

 

A empresa francesa de caminhos-de-ferro SNCF e a alemã Deutsche Bahn, ambas públicas, já tinham avançado que planeavam ter um serviço direto de grande velocidade a unir as duas capitais até ao final deste ano.

 

Macron tem procurado recuperar algumas ligações ferroviárias noturnas do país, como entre Paris e Nice, em nome da transição para um mundo mais verde, salienta a Bloomberg. O presidente francês disse também que irá banir os voos domésticos com duração superior a duas joras e meia nos casos em que existam alternativas ferroviárias, mas a medida ainda não entrou em vigor.

 

Atualmente, demora pelo menos oito horas – e por vezes muito mais – para se fazer uma viagem de comboio entre Paris e Berlim. Por seu lado, Parise Frankfurt já têm uma ligação TGV.