Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.
Produto Financeiro Complexo

Warrants

Encontre as respostas às perguntas mais frequentes sobre warrants.

São diversos os sites que disponibilizam informação sobre warrants, quer nacionais quer estrangeiros. Alguns exemplos que se seguem:
Portais genéricos:
http://www.euronext.com/landing/equitiesOP-1816-PT.html
Portais de emitentes:
Commerzbank: http://www9.warrants.commerzbank.com

Activo financeiro sobre o qual é emitido o warrant. Os subjacentes mais comuns são acções, índices de acções, taxas de juro, divisas e commodities.

Os tipos de warrants disponíveis para negociação são: tradicionais, turbo e inline warrants. A generalidade destes produtos subdividem-se entre calls e puts de acordo com o direito incorporado na opção.

Realmente a queda verificada no preço dos warrants devido ao efeito do theta é bastante elevado nos warrants com maturidades mais curtas, pois aí, cada dia que passa reduz muito a probabilidade do warrant ser exercido na maturidade, ao passo que esse efeito é bastante menor quando a maturidade é maior. No entanto, ao investir em warrants com maturidades maiores reduzo bastante a possibilidade de alavancagem.

Se o investidor detiver o warrant até à maturidade e se o mesmo se encontrar out-of-the-money, então vai perder o montante investido no prémio. No entanto, se o detiver até à maturidade e ele se encontrar in-the-money, o exercício é automático, e o investidor recebe o ganho do warrant.

Alavancagem representa o número de warrants que podem ser adquiridos com o investimento realizado para comprar o activo subjacente. O efeito é chamado de alavancagem pois, de forma a obter uma rentabilidade do warrant igual à do activo subjacente é necessário um investimento muito menor. A elasticidade, por outro lado, mede a variação percentual do preço do warrant face a um aumento de 1% no preço de activo subjacente.

A negociação de warrants pode ser feita directamente em bolsa ou fora do mercado regulamentado. Em bolsa, a negociação poderá ser feita através da página de cotações de warrants ou da plataforma MyBolsa. Fora de bolsa, a negociação poderá ser feita através da plataforma Direct Trade. As principais vantagens da negociação nesta plataforma são a existência de um maior número de produtos para negociação e o alargado horário disponível para negociação (das 8h00 às 21h00).

Não. Não é necessário a abertura de uma conta específica para negociação de warrants nem ter conta margem activada.

Consultar Preçário

1 unidade.

Imediatamente após a execução da ordem. A liquidação financeira é feita 2 dias após a data de transação.

O emitente (ou market maker) está presente no mercado como uma garantia de liquidez para os intrumentos que disponibiliza. Ao garantir essa liquidez (preços de compra/venda), o emitente assume o risco de mercado. Para garantir a liquidez, o emitente coloca quantidades disponíveis para compra/venda (bid/ask), com um determinado spread de diferença. As quantidades e o spread podem variar consoante o risco e a liquidez inerente ao activo subjacente.

O valor do warrant não sofre qualquer alteração com efeitos que influenciam a cotação das acções como stock-splits, ou emissão de novas acções. No entanto, o rácio e o preço de exercício deverão ser ajustados, cabendo esse ajuste ao emitente (ou seja, o investidor não será prejudicado ou beneficiado por estas alterações).

Sim. A generalidade da oferta de warrants é denominada em Euro podendo, em alguns casos, existir risco cambial no warrant negociado. Na descrição de cada warrant encontrará referência à existência/não de risco cambial.

O último dia de negociação não é necessariamente igual à data de maturidade. No caso de produtos emitidos em Portugal, o cliente poderá negociar até ao 4º dia útil antes da data de maturidade. Para produtos emitidos na Alemanha, exclusivamente negociados no Direct Trade Exclusive, poderá existir a possibilidade de negociar no dia correspondente à data de maturidade através do serviço de Apoio ao Cliente.

Sempre que uma determinada transacção seja realizada a um preço que apresente um desvio relativamente ao preço de referência, o emitente, por intermédio do BiG, poderá comunicar a anulação da transacção realizada. Considera-se como um preço de referência, o preço do título calculado através de métodos de valorização geralmente usados nos respectivos mercados de derivados. Para mais detalhes, sugerimos a consulta das Condições Gerais aplicáveis à negociação do produto.

Pesquisa Warrants Pesquisa Factor Certificates

Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las.

ADVERTÊNCIAS ESPECÍFICAS AO INVESTIDOR

  • Pode implicar a perda súbita da totalidade do capital investido
  • Pode proporcionar rendimento nulo ou negativo
  • Pode ser reembolsado antecipadamente, por opção do emitente
  • Pode ser reembolsado antecipadamente, por verificação de condição de reembolso antecipado
  • Está sujeito ao risco de crédito dos emitentes
  • Está sujeito a potenciais conflitos de interesses na actuação do agente de cálculo
  • Implica que sejam suportados custos, comissões ou encargos
  • Implica ou pode vir a implicar que o investidor suporte custos de cobertura de risco do emitente ou outros
  • Não é equivalente à aquisição ou transacção inicial dos activos subjacentes

Pesquisa de títulos