Encontre as respostas às perguntas mais frequentes sobre Turbos Ilimitados.
São diversos os sites que disponibilizam informação sobre Turbo Warrants Ilimitados, quer nacionais quer estrangeiros. Segue alguns exemplos
Portais genéricos: https://www.euronext.com/pt-pt/warrants-certificates/issuers
Portais de emitentes:
Société Générale: https://warrants.societegenerale.pt
Activo financeiro sobre o qual é emitido o Turbo Warrant Ilimitado. Os subjacentes mais comuns são acções, índices de acções, taxas de juro, divisas e commodities.
Não. Não é necessário a abertura de uma conta específica para negociação de Turbo Warrants Ilimitados nem ter conta margem activada.
Consultar o Preçário
1 unidade.
O emitente (ou market maker) está presente no mercado como uma garantia de liquidez para os instrumentos que disponibiliza. Ao garantir essa liquidez (preços de compra/venda), o emitente assume o risco de mercado. Para garantir a liquidez, o emitente coloca quantidades disponíveis para compra/venda (bid/ask), com um determinado spread de diferença. As quantidades e o spread podem variar consoante o risco e a liquidez inerente ao activo subjacente.
Sim. A generalidade da oferta de Turbos Ilimitados é denominada em Euro podendo, em alguns casos, existir risco cambial no Turbos Ilimitado negociado. Na descrição de cada Turbo Warrant Ilimitado encontrará referência à existência/não de risco cambial.
O Emitente transfere, geralmente, o montante integral de dividendos recebidos para os investidores de cada Turbo ilimitado SL. Isto significa que no Turbo ilimitado SL sobre acções, o preço de exercício e a barreira são ajustados para baixo pelo montante dos dividendos recebidos.
Ao contrário de um Turbo ilimitado SL, num Turbo ilimitado Smart a barreira só é activada no fecho da sessão de negociação do activo subjacente na sua bolsa de referência.
Caso a barreira num Turbo ilimitado Smart seja atingida durante o horário de negociação e o activo subjacente voltar novamente a subir (no caso de Turbo ilimitado Smart Call), ou descer (no caso de Turbo ilimitado Smart Put), situando-se, no fecho da sessão, acima (Turbo ilimitado Smart Call) ou abaixo (Turbo ilimitado Smart Put) da barreira de knock out, o produto não sofrerá um knock-out. Se, no entanto, durante o horário de negociação o preço de exercício for atingido ou ultrapassado, o Turbo ilimitado Smart expira imediatamente com perda total do capital investido.
O preço de exercício de um Turbo ilimitado SL corresponde ao nível de financiamento do produto. O investidor participa na totalidade da evolução do activo subjacente, apesar de não ter despendido a totalidade do montante de capital necessário. Daqui nasce o efeito de alavancagem de um Turbo. Os custos de financiamento que surgem no emitente, são contabilizados através do ajustamento do preço de exercício.
Para que, com o decorrer do tempo, o preço de exercício não ultrapasse a barreira, e para que se mantenha uma distância apropriada entre a barreira e o preço de exercício, a barreira é sempre ajustada no primeiro dia de negociação de cada mês.
Um evento knock-out pode ocorrer durante o horário oficial de negociação do correspondente activo subjacente na bolsa relevante. Na maioria dos casos, trata-se da bolsa de origem do activo subjacente. Em determinadas circunstâncias, um evento knock-out pode ocorrer em alturas em que o produto em si não pode ser transaccionado.
Este é, por exemplo, o caso em produtos sobre divisas, metais preciosos ou títulos asiáticos.
O preço de um Turbo ilimitado SL Call, corresponde à diferença entre o preço de mercado actual do activo subjacente e o preço de exercício do produto, multiplicado pelo rácio de conversão. No Turbo ilimitado SL Put, o preço actual do activo subjacente é subtraído ao preço de exercício e o resultado é multiplicado pelo rácio de conversão. Nos produtos com activos subjacentes em moeda estrangeira deve ter-se em consideração a respectiva taxa de câmbio quando o produto é negociado em euros.
É de salientar que a determinação de preços pelo Emitente é efectuada continuamente por referência ao respectivo activo subjacente, que considera, além da cotação actual visível em mercado, também a sua profundidade. Pode, por isso, existir pequenas diferenças entre a melhor cotação do activo subjacente e a referência utilizada pelo emitente.
No caso dos Turbo ilimitado SL, depois de atingida a barreira, o emitente tem que liquidar as respectivas posições de cobertura. O montante de reembolso residual do Turbo ilimitado SL, após a ocorrência de um evento knock-out consiste, assim, na diferença entre o preço de exercício e o resultado da liquidação das posições de cobertura.
Este montante não corresponde obrigatoriamente à diferença entre o preço de exercício e a barreira. Em casos de movimentações extremas nas cotações, por exemplo, na abertura do mercado, o montante de reembolso residual poderá até ser nulo. No entanto, isto só ocorrerá, se, no caso de Turbo ilimitado SL Call, o preço do activo subjacente descer bruscamente abaixo do preço de exercício do Turbo ilimitado SL ou, no caso de Turbo ilimitado SL Put, o preço do activo subjacente subir repentinamente acima do preço de exercício.
Sempre que uma determinada transacção seja realizada a um preço que apresente um desvio relativamente ao preço de referência, o emitente, por intermédio do BiG, poderá comunicar a anulação da transacção realizada. Considera-se como um preço de referência, o preço do título calculado através de métodos de valorização geralmente usados nos respectivos mercados de derivados. Para mais detalhes, sugerimos a consulta das Condições Gerais aplicáveis à negociação do produto.
Produtor do PRIIP – Société Générale Effekten
Comercializador do PRIIP – Banco de Investimento Global, S.A
Entidade responsável pela Publicidade - Banco de Investimento Global, S.A
Este produto não é simples e a sua compreensão poderá ser difícil.
Pode implicar a perda súbita da totalidade do capital investido
O produto apresenta um risco substancial de liquidez no caso de transação em mercado de balcão.
O risco pode variar significativamente em caso de venda antecipada, podendo ser recebido um valor inferior.
Para mais informações sobre o Perfil de Risco e de Remuneração do PRIIP, consulte por favor Documento de Informação Fundamental (DIF), disponível em BiG.pt e nas páginas dos produtos da Entidade Emitente.