Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.

Fale Connosco

OBRIGAÇÕES

Obrigações do Tesouro de Rendimento variável - Abril 2022

COMPRA

Para adquirir obrigações basta dar indicação do montante que quer comprar e no momento confirmamos-lhe a sua ordem. A confirmação está dependente do número de obrigações que estão disponíveis no momento.

No acto da compra, o investidor deverá ter disponível na sua conta à ordem o valor de compra das obrigações + juros corridos desde a data do último pagamento do cupão + o valor da comissão.

Juro corrido = valor nominal * taxa do cupão * (data da liquidação da compra - data do último pagamento de cupão) / (365 ou 360 dependendo do que foi definido pelo emitente)

A razão para o débito dos juros corridos prende-se com o facto do comprador da obrigação ter que pagar ao vendedor o juro desde a data do último pagamento do cupão. O comprador, por sua vez, irá receber a totalidade do juro do cupão na próxima data do pagamento do mesmo.

Nas obrigações em que o emitente não seja português o investidor paga, aquando da compra, o valor bruto dos juros corridos. No entanto, quando recebe o cupão será sujeito à retenção na fonte, em sede de IRS, da taxa em vigor.

Esta questão fiscal, que apenas se coloca para o 1º cupão após a compra, faz com que o BiG opte, nas obrigações emitidas por não residentes, por disponibilizar para venda preferencialmente obrigações cujo cupão tenha sido pago recentemente para que este efeito seja atenuado.

No caso de obrigações cujo emitente seja nacional, esta questão fiscal não se coloca uma vez que o investidor apenas paga o juro corrido líquido aquando da compra da obrigação.

VENDA

Ao disponibilizar via internet o investimento directo em obrigações, assumimos que o objectivo do investidor será o de aproveitar a rentabilidade até à maturidade. Caso entretanto tenha necessidade de proceder à sua venda antes do decorrer desse prazo, deverá entrar em contacto com o seu Financial Advisor ou com o serviço de apoio ao cliente por forma a que o Banco possa procurar liquidez para o título e tentar encontrar o melhor preço para que possa efectuar a sua venda.

ADVERTÊNCIAS

  • Risco de incumprimento do emitente
  • Taxa de retorno fixa independentemente da evolução da taxa de juro sem risco
  • Possibilidade de variações nos preços de mercado
  • Risco de liquidez

Pesquisa de títulos