Este website utiliza cookies para ter uma melhor experiência de navegação e utilização.
Ao navegar está a consentir a utilização dos cookies associados ao site.
Produto Financeiro Complexo

FACTOR CERTIFICATES

O horário de negociação disponibilizado na plataforma Direct Trade é entre as 8 e as 21 horas de cada Dia Útil. O horário de negociação poderá, no entanto, variar de acordo com as características particulares dos diversos títulos em negociação nesta plataforma.

Pode escolher entre diferentes alavancagens consoante o seu perfil de risco individual.

A caraterística de alavancagem pode ser utilizada para alcançar uma determinada exposição ao activo subjacente do Factor Índice relevante com um menor investimento de capital.

Graças à cotação em Bolsa com criação de mercado contínua, poderá negociar os Factor Certificates e posicionar-se para um mercado em alta (Factor Certificate Long) ou para um mercado em queda (Factor Certificate Short).

Numa situação extrema, um Factor Certificate seria cancelado sem valor, caso o ativo subjacente do Factor Índice tivesse um desempenho diário de tal forma que o Factor Índice variasse -100%. Para evitar que tal situação extrema conduza a um cancelamento sem valor, os Factor Certificates têm uma característica especial que funciona como um mecanismo de proteção, este mecanismo de proteção evita o cancelamento sem valor dos valores mobiliários. Embora os Factor Certificates não sejam cancelados sem valor, podem ainda assim, sofrer perdas intradiárias devido a condições adversas que se aproximam bastante de uma perda total.

Para limitar o risco de perda total durante o dia de negociação, o mecanismo de protecção é ativado quando o subjacente de um Factor Certificate Long ou Short está sujeito a uma determinada variação positiva ou negativa, que varia conforme o Factor Certificate.

Quando o mecanismo de proteção é ativado, o Factor índice é ajustado “simulando” o início de um novo dia de negociação. Por exemplo, no caso de um Factor Certificate Long 3X em que o mecanismo de proteção seria ativado nos 30% de variação, o novo preço de referência para o cálculo de quaisquer retornos diários seria de 70% do preço anterior de fecho do ativo subjacente, ou seja, assim que o ativo subjacente tenha desvalorizado 30% ou mais desde o anterior preço de fecho. Cada vez que o ativo subjacente desça outros 30%, relativamente ao último nível de referência durante o mesmo dia, um novo ajuste será repetido utilizando-se o mesmo procedimento.

A alavancagem do Factor Índice garante que o Factor Certificate está sempre em linha com as condições de mercado vigentes em cada momento. A alavancagem é ajustada diariamente pelo preço de fecho do ativo subjacente do Factor Índice, mas poderá mudar de forma intradiária, estando sujeita à flutuação do ativo subjacente.

Adicionalmente, a duração ilimitada e a alavancagem constante do Factor Índice também facilitam a tarefa do investidor no sentido em que este não precisa de procurar novas emissões após fortes movimentos do mercado. A cada dia, os Factor Certificates ajustam-se automaticamente e irão ter um desempenho sempre conforme ao nível de Factor original.

Não há nenhuma característica de liquidação ou fecho de posição obrigatório, ao contrário do que sucede com os turbo warrants, Futuros ou CFD’s.

A alavancagem dos Factor Índices é financiada pelo Emitente. O risco de crédito do investidor é totalmente suportado pelo Emitente e não pelo ou Corretor

Os investidores poderão manter o seu investimento em Turbos ilimitados, Turbos ilimitados SL e Turbos ilimitados Smart durante o período que pretenderem. O investidor deverá, no entanto, ter em consideração a possibilidade do produto ser reembolsado antecipadamente por ocorrência de um evento de Knock-Out.

De acordo com estas caraterísticas, os Factor Certificates tornam-se um instrumento financeiro adequado a investidores com tolerância ao risco (e que estejam dispostos a assumir o risco de perda de capital) que tenham uma determinada expetativa sobre o comportamento de um determinado ativo ao longo de um período de tempo específico e que pretendam participar, com uma alavancagem especialmente selecionada, numa tendência clara ou ainda tirar vantagem a curto prazo das variações da cotação desse ativo.


Pesquisa Warrants Pesquisa Factor Certificates

Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las.

ADVERTÊNCIAS ESPECÍFICAS AO INVESTIDOR

  • Pode implicar a perda súbita da totalidade do capital investido
  • Pode proporcionar rendimento nulo ou negativo
  • Pode ser reembolsado antecipadamente, por opção do emitente
  • Pode ser reembolsado antecipadamente, por verificação de condição de reembolso antecipado
  • Está sujeito ao risco de crédito dos emitentes
  • Está sujeito a potenciais conflitos de interesses na actuação do agente de cálculo
  • Implica que sejam suportados custos, comissões ou encargos
  • Implica ou pode vir a implicar que o investidor suporte custos de cobertura de risco do emitente ou outros
  • Não é equivalente à aquisição ou transacção inicial dos activos subjacentes