É preciso "tempo e recursos" para desenvolver cadeias nacionais de produção de baterias, diz estrate
18/03/2025 11:30
Quais são os principais fatores para uma recuperação na procura dos metais para baterias?
Para nós, o principal fator de crescimento da procura é a China, que continua a ser, de longe, o maior mercado de veículos elétricos do mundo. Em 2024, as vendas de veículos elétricos (VE) chineses – contando com veículos a bateria, híbridos plug-in e híbridos – aumentaram 34,4% em relação ao ano anterior, para 13.177.031 unidades, mais de quatro vezes a quantidade vendida nos EUA e duas vezes as vendas na Europa.
As tarifas de Trump podem ser um perigo?
Importa sublinhar que a maior parte das vendas de veículos elétricos chineses é realizada no mercado nacional e que o grosso da cadeia de abastecimento de VE também é nacional, o que significa que as taxas impostas pelos EUA têm um impacto limitado no crescimento global dos veículos elétricos. A nossa análise diz-nos que as tarifas só penalizam realmente o mercado doméstico de veículos elétricos dos EUA, que tem de importar baterias/materiais para esses carros, aumentando os preços e reduzindo a competitividade dos VE nos EUA em relação a outros veículos, e afetando ainda os impostos na aquisição desses mesmos VE.
A China domina a cadeia de valor global. Como é que as outras regiões produtoras lutam contra esta situação para se manterem relevantes?
Depende dos objetivos de cada país. Se um país não quiser comprometer os seus recursos e o investimento para desenvolver infraestruturas internas para a produção de baterias, poderá ter de recorrer a um conjunto diversificado de terceiros para satisfazer esta procura. Se o objetivo é garantir e desenvolver cadeias de abastecimento nacionais, então é necessário investir tempo e recursos suficientes para as desenvolver, o que pode ser auxiliado por subsídios, acordos de compra para garantir o abastecimento, etc.
Portugal tem lítio e cobre, numa Europa que não é autossuficiente em minerais críticos. De que forma pode capitalizar esta vantagem?
O compromisso de recursos e investimento com o objetivo de desenvolver infraestruturas e assegurar o abastecimento interno de minerais críticos pode ser benéfico a longo prazo, tanto para a economia individual de cada país como para o ambiente, desde que integrando uma estratégia sustentável.
"É melhor ter acordo do que não ter", assume Calheiros sobre via verde para imigração
19/04/2025 21:00
Entre ETF e "meme coins", Trump está a construir um império cripto
19/04/2025 18:00
Dacia Bigster. Quando o Duster não chega.
19/04/2025 16:00
Como funciona a "via verde" para a imigração?
19/04/2025 15:00
Partidos esperam campanha mais barata do que a de 2024 mas Chega dobra orçamento
19/04/2025 13:15
20% dos votos nas últimas eleições não elegeram deputados
19/04/2025 13:03
Itália autoriza oferta pública de aquisição do UniCredit sobre o BPM
19/04/2025 12:23
França lança operação para recrutar centenas de cientistas de todo mundo
19/04/2025 12:19
BCE estima que euro digital substitua metade dos euros em notas e moedas
19/04/2025 12:07
Spirit contrata ex-administrador da TAP que recebeu 1,35 milhões de indemnização
19/04/2025 10:00
Economia alemã mergulhada em "crise profunda", alerta estudo
18/04/2025 15:57
Xi pede união da "família asiática" face a ameaças de Trump
18/04/2025 15:00
Cimeira de segurança energética junta 60 países em Londres na próxima semana
18/04/2025 14:34
Aqui há Estrela - e não é Michelin
18/04/2025 13:00
Cerimónias fúnebres de João Cravinho a partir das 11 horas de sábado no Picadeiro Real
18/04/2025 12:39
Pedro Nuno espera ser ouvido pelo Ministério Público antes da campanha
18/04/2025 12:17
Trump reautoriza pesca comercial em santuário marinho do Oceano Pacífico
18/04/2025 11:32
Justiça dos EUA diz que Google monopolizou publicidade na Internet
18/04/2025 11:19
ONU vê África a acelerar de 2,9% para 3,6% este ano
18/04/2025 11:08
Trump impõe novas taxas a navios de fabrico chinês
18/04/2025 10:52