Os salários que contam para a reforma, o risco das pensões baixas e a guerra comercial
04/02/2025 07:01
Bom dia,
A regra que determina que as pensões devem ter em conta os salários de toda a carreira (40 anos) está a resultar numa remuneração para cálculo da pensão 20% a 21% inferior à regra anterior (melhores dez dos últimos quinze anos). A conclusão é retirada de dados reais sobre as pensões atribuídas pela Segurança Social entre 2012 e 2022 e dá uma ideia do impacto do novo cálculo, que tem uma importância crescente nas novas pensões e que se aplicará de forma integral a quem se reformar a partir de 2041.
Já o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alerta, em entrevista ao Negócios, que as pensões baixas são um "risco à estabilidade financeira". O impacto que a diminuição do rendimento após a reforma tem na economia representa riscos, que devem ser endereçados, segundo Luís Laginha de Sousa. O presidente do supervisor da bolsa defende que a resposta passa pelo incentivo à poupança de longo prazo e canalização da riqueza para os mercados.
Ainda por cá, há novos dados do setor automóvel. Pela primeira vez, a BYD superou as vendas da Tesla em Portugal. A fabricante chinesa, que está presente no mercado nacional há menos de dois anos, impôs-se no primeiro mês deste ano, conseguindo matricular mais três unidades do que a marca detida por Elon Musk.
Num outro plano, se o Novo Banco passar para mãos espanholas, o país vizinho controlará quase um terço dos ativos da banca portuguesa. No crédito a empresas, o volume dominado por Madrid poderá chegar a metade do total.
Nesta edição debruçamo-nos também sobre a guerra comercial que chega pela mão do Presidente dos EUA, Donald Trump. No sábado, por ordem executiva, Trump decidiu impor tarifas sobre um conjunto alargado de bens importados ao Canadá (de 25%, com exceção dos produtos petrolíferos, com uma taxa de 10%), ao México (de 25%) e à China (de 10%). A guerra comercial tinha data marcada para esta terça-feira, 4 de fevereiro. Mas começa com uma trégua: Estados Unidos e México chegaram a acordo para "suspender", durante um mês – que será de negociações de alto nível –, a introdução das tarifas sobre os produtos mexicanos. As autoridades mexicanas comprometeram-se a colocar 10 mil militares nas fronteiras com os Estados Unidos para limitar o tráfico de droga (nomeadamente de fentanil, que Trump usa como principal motivo para aplicar tarifas ao país). E os Estados Unidos prometeram também ações concretas para travar o tráfico de armas para o México.
Virando o radar para África, Angola está a negociar um financiamento de dois mil milhões de dólares (1,92 mil milhões de euros). O levantamento deste montante por parte do Governo angolano está a ser organizado pela Gemcorp Capital, um fundo com sede em Londres que tem um longo histórico e relacionamento com o país. Este montante destina-se a financiar projetos de combate à seca, à construção, reabilitação, expansão ou melhoria do sistema de abastecimento de água, a projetos institucionais, operacionais e comerciais relacionados com as empresas públicas de água e ainda a outros de manutenção deste setor.
Boas leituras (em papel, no site ou no Whatsapp do Negócios) e não se esqueça de acompanhar o programa do Negócios no Now, às 10:15, de segunda a sexta-feira.
Novas medidas do Governo pressionam contas em 0,6% do PIB
22/06/2025 23:30
Guy Villax: "Se o hospital do Algarve for PPP estará a funcionar em menos tempo"
22/06/2025 22:30
Governo garante que não passam meios de combate dos EUA pela Base das Lajes há um mês
22/06/2025 22:07
O que significaria o bloqueio do Estreito de Ormuz?
22/06/2025 22:00
Tarifas de Trump pouco impulsionam exportações da UE para Mercosul
22/06/2025 20:30
"Portugal é muito pouco competitivo" para atrair gigantes farmacêuticas
22/06/2025 19:30
Espanha alcança acordo que isenta país de gastar 5% do PIB em defesa
22/06/2025 18:53
Petróleo sob pressão após ataque dos EUA ao Irão
22/06/2025 18:38
Guy Villax: "Baixo preço dos genéricos explica muitas vezes a escassez nas farmácias"
22/06/2025 18:09
Warren Buffett errou ao não investir no ouro? Só o tempo o dirá
22/06/2025 17:10
Gestora de hotel de Louboutin vai abrir Palácio de Tavira este verão
22/06/2025 15:00
Paraísos lá fora aquecem a carteira nestas férias de verão
22/06/2025 14:00
Países do Médio Oriente apelam à contenção após ataque ao Irão
22/06/2025 12:28
Guy Villax: Tarifas de Trump serão um tiro "pela culatra"
22/06/2025 11:00
Ouvi anjos em Mértola
22/06/2025 10:00
Guy Villax culpa baixo preço dos genéricos por ruturas de "stock" nas farmácias
21/06/2025 21:00
De rede social a finanças? X quer ser uma "super app"
21/06/2025 19:30
Forthing S7. Berlina de luxo elétrica chinesa
21/06/2025 18:00
Agências de viagens acusam Bruxelas de ceder a lobby das companhias aéreas
21/06/2025 18:00
PS quer que Governo esclareça presença de aviões reabastecedores na Base das Lajes
21/06/2025 16:00
Por favor leia o Acordo de Utilização e política de cookies :: Copyright © BiG :: Versão 3.0 :: Todos os direitos reservados :: bigonline é uma marca registada do BiG.
O Banco de Investimento Global S.A. é uma instituição registada no Banco de Portugal sob o nº61, e na CMVM autorizada a prestar serviços de investimento constantes
do nº 1 do Artigo 290 do CVM.
Para qualquer informação adicional, contacte-nos via internet ou pelos telefones 21 330 53 72/9 (Chamada para a rede fixa nacional.
O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações).